Os sinais do fim de uma era

Como o mundo acabará? Para alguns, esse assunto é absurdo e para outros a resposta é clara. Milhões de pessoas acreditam nas profecias bíblicas como resposta do que está por vir como destino da Humanidade. Há uma combinação esperada de eventos proféticos que iniciam o fim de nossa era que não apenas é verdadeira, mas, finalmente, já começou.

Muitas pessoas concordam que o mundo como conhecemos acabará um dia, mas não no tempo delas. Mesmo que o fim estivesse próximo, isso nunca poderia ser provado, certo? Então, por que milhões de pessoas ao redor do mundo insistem que o fim está próximo?

Será que são ingênuos, estão enganados por indícios religiosos distorcidos ou há um entendimento mais profundo da parte deles?

Qual a diferença entre as previsões que vão e vêm sem se cumprirem e as profecias bíblicas? Há alegações sobre o fim relacionadas a uma data específica ou a sinais no cosmos. Também havia aqueles que acreditavam que o mundo acabaria no século XIX e outros que apostavam no ano de 1910, com o surgimento do cometa Halley, que foi apontado como um sinal divino para o fim do mundo. Mas o que tudo isso tem a ver com profecias bíblicas? Nada.

Diferentemente das inúmeras previsões vagas dos últimos séculos, as profecias bíblicas têm uma tapeçaria complexa e sem precedentes de eventos que apresentam uma linha do tempo da Humanidade do início ao fim. Na verdade, a escritura antiga completa tem mais de 2.500 detalhes proféticos que foram gravados em um milênio por 47 autores diferentes. Os fatos são tão completos que a Bíblia é o registro contínuo mais antigo da história humana e continua sendo estudada por pesquisadores ao redor do mundo.

Na Bíblia, podemos verificar o aviso de que a cidade de Tiro seria destruída. O local de fato foi arrasado e os detalhes ocorreram conforme a profecia. A linha profética do tempo é tão detalhada e complexa que a concretização de muitos eventos depende de profecias anteriores que precisam acontecer primeiro. É como uma linha de dominós enfileirados: se um acontecimento previsto não ocorre, toda linha futura de eventos se desfaz completamente. Nesse aspecto, não há outro registro como este em nenhum lugar do mundo. Entretanto, para compreender o que tudo isso tem a ver com o fim, primeiro temos que seguir a linha do tempo que começou por volta de 2 mil anos, quando Jesus de Nazaré andou sobre a Terra.

imagem do author
Colaborador

Bispo Júlio Freitas / Foto: Getty images