Os segredos da oração

Bispo Renato Cardoso explica a razão de muitos não terem suas orações respondidas por Deus. Entenda

Imagem de capa - Os segredos da oração

Após ser pega em adultério pelo marido Jeroboão, Ashira foi levada por ele até o rei Salomão, exigindo que ela fosse sentenciada à morte por apedrejamento, como determina a Lei de Moisés.

Situação:

Porém, nesse ínterim, num momento de profunda angústia e desespero, Ashira pediu perdão a Deus e prometeu que se Ele a livrasse da morte, nunca mais iria se prostituir e passaria a servi-Lo. Sua oração é ouvida e após conversar com Salomão, Jeroboão desiste de puni-la.

Ashira, ao descobrir que seria poupada, disse a amiga Deanne, em meio a lágrimas: “Eu só estou viva, porque Deus me salvou. Eu falei com Ele”.

Confira a cena:

Como chamar a atenção de Deus:

Entre bilhões de seres humanos neste planeta, Deus sempre se inclina para ouvir a oração daqueles que se aproximam dEle com sinceridade, uma vez que a oração sincera é a mais pura expressão da alma, a ponte que faz a ligação entre o nosso espírito e o espírito de Deus.

Um ato de humildade:

O Bispo Renato Cardoso destaca que a oração é um ato de humildade, já que orar exige que a pessoa reconheça que existe Alguém mais forte e mais poderoso do que ela e que, portanto, ela reconhece suas limitações e sua real condição.

Segredos da oração:

“Muitas pessoas, mesmo com fé, não sabem utilizar o poder da oração e acabam recorrendo a superstições, rituais, simpatias, coisas que elas acham que vão trazer sorte. Então, não acontece nada, obviamente, porque quando a gente entende o que Deus fala sobre a fé, a oração, entende – também – que a oração tem seus segredos”, esclarece o Bispo.

  • Há quem se humilhe para outro ser humano, mas não se humilha para Deus. Então, se alguém quer orar, tem que assumir uma atitude humilde, como Jesus assumiu, ao orar ao Pai, dizendo: “Seja feita a sua vontade”.

Ele destaca que, infelizmente, muitas pessoas recorrem a coisas que não fazem o menor sentido, como as citadas acima, mas resistem à oração, algo muito mais lógico e inteligente.

A pessoa crê que as estrelas podem influenciar a vida dela, mas tem dificuldade para crer que Aquele que criou as estrelas e deu o nome de Jesus como chave para ela orar e pedir em nome dEle, irá ouvir e responder sua oração. Por isso, não recorre a esse direito.

Oração não é reza:

O Bispo destaca, ainda, que muitas pessoas também não oram porque confundem oração com reza. Sendo que Jesus deixou bem claro que ao orarmos não devemos usar de vãs repetições, que não é pelo muito falar que seremos ouvidos. Deus não Se impressiona com palavras bonitas, e, sim, com a sinceridade, a expressão pura do que está dentro da pessoa.

Um só Deus e um só Caminho:

Há um só Deus, e o único caminho que nos leva a Ele é o Senhor Jesus, como Ele próprio deixou claro:

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” João 14:6

  • “Se você quiser provar o poder da oração, ore em nome de Jesus. Se você orou no passado e não foi respondido, é porque, com certeza, houve algum problema, alguma falha de entendimento. Ou você achava que o que estava pedindo era o melhor para você e talvez o ‘não’ era a resposta. Então, você não pode dizer que Deus não respondeu. Ele pode não ter respondido do jeito que você queria, mas respondeu de outro jeito”, explica o Bispo Renato.
  • “A gente tem direito de pedir o que é justo segundo a nossa fé, porém, você tem que assinar a sua oração com a submissão, como fez Jesus na oração dEle: ‘Seja feita a sua vontade’”.
Última Semana:

Não perca o último episódio da nona temporada de Reis – “A Sucessão”, nesta sexta-feira (17) a partir das 21 horas, pelo Univer Vídeo e pela Record.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução