Os filhos de Jacó e a origem das 12 tribos de Israel

A novela Gênesis, da Record TV, mostra os primórdios da nação de Israel e ajuda a esclarecer as bases da fé cristã

Imagem de capa - Os filhos de Jacó e a origem das 12 tribos de Israel

A sexta e penúltima fase da novela Gênesis, da Record TV, foi dedicada à trajetória de Jacó (Miguel Coelho), que passou por grandes transformações, incluindo a mudança de nome feita por Deus, quando passou a se chamar Israel. A trama mostrou como o filho de Isaque (Guilherme Dellorto/​Henri Pagnoncelli) e Rebeca (Bárbara França/Martha Mellinger) se tornou pai de uma grande nação. Seus descendentes deram origem às 12 tribos que formaram o povo de Israel, cada uma com sua importância na constituição da nação e nos aspectos espirituais que serviram de base para a fé que temos hoje.

Jacó e a esposa Lia (Michelle Batista) geraram Rúben (Felipe Cunha), Simeão (Igor Cotrim), Levi (Gustavo Rodrigues), Judá (Thiago Rodrigues), Issacar (Patrick Sampaio), Zebulom (Maurício Pitanga) e uma única filha, Diná (Giovanna Coimbra). José (Juliano Laham) e Benjamim (Marcus Bessa) são os filhos de Jacó e Raquel (Thais Melchior). Dã (Augusto Garcia) e Naftali (Ricardo Vianna) são os descendentes de Jacó com a concubina Bila (Allana Lopes). Por fim, Jacó e Zilpa (Lina Mello) geraram Gade (Bruno Daltro) e Aser (Pedro Lamin).

BÊNÇÃOS DE ABRAÃO
Antes de morrer, Jacó deu ao líder de cada tribo uma bênção (Gênesis 49.1). Em suas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo explicou o significado dessa atitude. “Isso mostra que não há herança maior para se deixar aos filhos do que o exemplo de Fé e fidelidade a Deus.

Quando damos esse testemunho, deixamos um tesouro incalculável para os nossos filhos. Não podemos esquecer que pela Fé temos direito a todas as bênçãos que Deus prometeu a Abraão e aos descendentes dele. (Gálatas 3.29 e 4.7)”, escreveu. Vale pontuar que a tribo de José foi dividida em duas, de Manassés e Efraim, seus filhos, que também foram abençoados por Jacó. As tribos foram formadas por Deus para que, mais tarde, pudessem organizar o povo escravizado no Egito, cada uma com uma função distinta. Após a fuga do Egito, Deus definiu que a tribo de Levi ficaria dedicada a servi-Lo.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Reprodução