OMS retoma testes com hidroxicloroquina

Análise demonstrou que não há maiores riscos a pacientes tratados com o remédio

Imagem de capa - OMS retoma testes com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (3) que reiniciará os testes da hidroxicloroquina como tratamento para a COVID-19. A decisão foi tomada após a entidade analisar os estudos já realizados com a droga e não encontrar aumento na mortalidade dos pacientes.

Os estudos de tratamento com hidroxicloroquina foram paralisados em 25 de maio, após a revista especializada em saúde “The Lancet” publicar um estudo que demonstrava aumento de problemas cardíacos em pacientes que utilizaram a hidroxicloroquina, além do aumento de mortes em geral.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que, desde então, a entidade revisou todos os estudos apresentados e “com base nos dados sobre mortalidade disponíveis, os membros do comitê decidiram que não há motivo para modificar o protocolo do ensaio”.

Ou seja: a OMS não encontrou aumento de mortalidade em pacientes que utilizaram a hidroxicloroquina. É o que também explicou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

“Nós estamos agora bem confiantes, não tendo visto nenhuma diferença em mortalidade”, revelou a cientista, acrescentando “que o ensaio pode continuar”.

A OMS ressalta, porém, que essa decisão não recomenda que os médicos receitem hidroxicloroquina a todos os pacientes. Essa é apenas uma autorização para que os estudos voltem a ser realizados, a fim de que se descubra se a droga é ou não capaz de ajudar no combate à COVID-19.

Essa decisão vai de encontro ao que tem feito um hospital piauiense. Utilizando hidroxicloroquina, o hospital tem conseguido curar pacientes. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images