O tal esporte fino

Saiba compor esse tipo de traje que causa muitas dúvidas a alguns homens

Imagem de capa - O tal esporte fino

Levante a mão aí o cara que recebeu um convite ou convocação para algum evento em que estava escrito “traje: esporte fino” e surgiram mil interrogações. Várias mãos ao alto, não é? Quem nunca se confundiu diante desse “enigma”?

Roupa de homem deve sempre ser simples de escolher e de usar, mas ainda temos dúvidas quanto a isso. E essa simplicidade cai por terra diante do tal esporte fino. Calma! Não é por ter “esporte” no nome que você vai enfiar um par de tênis de academia e uma camiseta do seu time de futebol. Não se esqueça que também há a palavra “fino”, ou seja, sofisticado – e sofisticação não quer dizer que não possa ser simples, ao contrário do que muitos (erroneamente) pensam.

Vamos lá: o esporte fino é um meio-termo entre o completamente formal e o esportivo: não se trata de usar um terno e gravata, nem jeans e camiseta, mas algo casual, que transite entre ambos. É, digamos, um estilo sério, embora descontraído. Passa uma ideia de estar arrumado, mas de um jeito discreto, com conforto e sem afetação. Serve tanto para a maioria dos ambientes de trabalho quanto para eventos festivos ou profissionais (os convites, lembra?). Por isso mesmo, às vezes também conhecemos esse tipo de traje como “roupa social”. Está ficando mais fácil, não é? No entanto, o fato de o esporte fino ser um estilo simples não significa que não existam certas regras. Então, em seguida, constam algumas dicas de como compor esse traje.

Cores: De dia, vale a pena escolher as mais claras. É bem fácil achar roupa social em tons leves de bege, cinza, cáqui, azul, etc. Deixe as cores escuras para a noite ou para aqueles dias em que o tempo esteja “fechadão”.

Jeans: Alguns até dizem que pode, mas deixe-o fora dessa lista. Como dissemos, o esporte fino é descontraído, mas nem tanto. Prefira calças ou blazers jeans para ocasiões menos formais.

Blazer: Tem tudo a ver, desde aqueles mais alinhados até os casuais (evite os muito informais). Alguns consideram usar um terno, mas sem a gravata, como esporte fino. Em épocas e lugares mais quentes, o blazer pode muito bem ficar fora dessa equação, mas também há os modelos mais leves, que podem ser usados nessas ocasiões. No frio, os confeccionados no clássico tecido chamado tweed vão muito bem (e esquentam mesmo, pois são feitos de lã).

Calças: As chamadas sociais estão na lista, mas as com pregas frontais só devem ser usadas com ternos mais formais, evite-as no esporte fino. Também podem ser usadas as de brim ou sarja, discretas. Evite as modelo cargo (com aqueles bolsos extras laterais no meio da coxa, como as de fardas).

Camisa: Sempre de botão (social) e por dentro da calça. Podem ser lisas, com listras finas ou em xadrez bem miúdo. A camisa polo não entra nessa. No frio, você ela pode ser substituída por uma blusa de gola rolê, que cai bem com blazer. Também pode ser usado um suéter ou um cardigã sobre a camisa (com ou sem o blazer). Gravatas não são obrigatórias, mas também não são proibidas. Se fizer questão delas, prefira as não tão formais, mas evite as estampadas demais.

Sapatos: Prefira os sociais de bico menos fino e mais redondo. Evite os marrons ou caramelo com calças pretas. A cor dos sapatos e do cinto (fino e com fivela discreta) deve ser a mesma ou a mais próxima possível. Quanto às cores das meias é bom primar pela discrição.

Pisante no jeito

Não guarde os sapatos logo depois de usá-los. Deixe-os em lugar arejado de quatro a seis horas e em seguida coloque-os no armário. Isso dá tempo para que a umidade causada pelo suor evapore e evita a formação de fungos, que causam mau cheiro e diminuem a vida útil dos calçados. Os forrados (inclusive os tênis) precisam “respirar” de 10 a 12 horas.

Compartilhe

Que tal dar uns toques ao seu Parceiro Oficial ou a outro conhecido sobre algo que você domine? Pode até ser quanto a se vestir bem, se for o caso, por que não? Essa e outras informações bem interessantes estão lá no Desafio #18 do IntelliMen.

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Marcelo Rangel / Foto: Fotolia