O Senhor Jesus teve ou não irmãos?

Muito se discute se Maria de Nazaré deu à luz mais filhos além do Senhor Jesus

Imagem de capa - O Senhor Jesus teve ou não irmãos?

Muito se discute se Maria de Nazaré deu à luz mais filhos além do Senhor Jesus. Na tentativa de tornar a figura da esposa de José uma pessoa a ser adorada, muitas religiões tentam criar a ilusão de que ela continuou fisicamente virgem, mesmo após o parto do Messias, o que em si já é um grande absurdo, por motivos bastante óbvios.

A novela “Jesus”, da Record TV, é baseada na Bíblia e mostra que o Senhor Jesus teve irmãos após Seu nascimento.

Defensores da ideia de o Senhor Jesus ser filho único alegam que era costume entre os judeus chamar de “filho” a qualquer membro de um clã, de uma família, independentemente do grau de parentesco, algo muito usado na língua hebraica. Por isso, acham que quando a Bíblia fala em “irmãos”, poderia dizer “primos”. Voltando ao fato de o Novo testamento ter sido escrito em grego, a palavra para “irmão” nessa língua é adelphós (nascido do mesmo útero), enquanto para primo, parente em geral, é xádelphos.

Portanto, quando se fala dos irmãos do Messias, trata-se de irmãos mesmo, nascidos do mesmo pai ou da mesma mãe, pois está lá nas Escrituras gregas, literalmente, adelphós.Lucas, por exemplo, era bem específico em seu estilo de escrita, e teria dito claramente se os personagens citados fossem primos.

Mateus, inclusive, informa os nomes dos irmãos do Senhor Jesus: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?” – Mateus 13.55,56. Na novela são usados os nomes deles segundo pesquisas nas diferentes traduções bíblicas, respectivamente Tiago Justo, José (Filho), Simas e Judá. Os nomes das irmãs não são informados, mas, para melhor compreensão do telespectador, elas são chamadas de Yoná e Eliseba.

Acompanhe a novela Jesus, pela Record TV, às 20h45, de segunda a sexta, e fique por dentro da história bíblica que retrata a vida do Salvador da humanidade.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Cypriano/ Foto: iStock