Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 2 de agosto de 2018 - 03:00


O Senhor Jesus teve ou não irmãos?

Muito se discute se Maria de Nazaré deu à luz mais filhos além do Senhor Jesus

Muito se discute se Maria de Nazaré deu à luz mais filhos além do Senhor Jesus. Na tentativa de tornar a figura da esposa de José uma pessoa a ser adorada, muitas religiões tentam criar a ilusão de que ela continuou fisicamente virgem, mesmo após o parto do Messias, o que em si já é um grande absurdo, por motivos bastante óbvios.

A novela “Jesus”, da Record TV, é baseada na Bíblia e mostra que o Senhor Jesus teve irmãos após Seu nascimento.

Defensores da ideia de o Senhor Jesus ser filho único alegam que era costume entre os judeus chamar de “filho” a qualquer membro de um clã, de uma família, independentemente do grau de parentesco, algo muito usado na língua hebraica. Por isso, acham que quando a Bíblia fala em “irmãos”, poderia dizer “primos”. Voltando ao fato de o Novo testamento ter sido escrito em grego, a palavra para “irmão” nessa língua é adelphós (nascido do mesmo útero), enquanto para primo, parente em geral, é xádelphos.

Portanto, quando se fala dos irmãos do Messias, trata-se de irmãos mesmo, nascidos do mesmo pai ou da mesma mãe, pois está lá nas Escrituras gregas, literalmente, adelphós.Lucas, por exemplo, era bem específico em seu estilo de escrita, e teria dito claramente se os personagens citados fossem primos.

Mateus, inclusive, informa os nomes dos irmãos do Senhor Jesus: “Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?” – Mateus 13.55,56. Na novela são usados os nomes deles segundo pesquisas nas diferentes traduções bíblicas, respectivamente Tiago Justo, José (Filho), Simas e Judá. Os nomes das irmãs não são informados, mas, para melhor compreensão do telespectador, elas são chamadas de Yoná e Eliseba.

Acompanhe a novela Jesus, pela Record TV, às 20h45, de segunda a sexta, e fique por dentro da história bíblica que retrata a vida do Salvador da humanidade.


  • Marcelo Cypriano/ Foto: iStock 


reportar erro