”O relacionamento acabou porque sou muito ciumenta”

Imagem de capa - ”O relacionamento acabou porque sou muito ciumenta”

Lorene se casou bem jovem e se considera muito ciumenta. Ela diz que o relacionamento não vai bem e pede ajuda. Renato e Cristiane Cardoso a aconselham a ser uma mulher segura e sobre o que fazer para resgatar o relacionamento.

LORENE – Me casei aos 13 anos. Agora tenho 16 anos, meu marido tem 21 e temos um filho de 1 ano, mas acho que o meu relacionamento acabou porque sou muito ciumenta. Nosso casamento já estava desgastado, não nos beijamos nem nos abraçamos mais e não saímos juntos. Parecemos dois estranhos. Amo muito meu marido, mas ele diz que não damos mais certo porque não consigo me controlar.

RENATO – Você é ciumenta, não consegue se controlar e, com certeza, costuma cobrar o seu marido pelo fato de não se beijarem nem se abraçarem. Não que você esteja errada em querer que ele faça isso, mas, provavelmente, a maneira como você está agindo dentro dessa situação não está contribuindo para seu marido pensar que vale a pena lutar pelo casamento. Sua insegurança está minando o seu relacionamento.

CRISTIANE – Você se casou com 13 anos e isso é muito triste. Quando me casei, aos 17 anos, eu era insegura. Então, imagino o seu caso e a questão de ter se casado aos 13 anos. Por ser uma mulher insegura, você afasta o seu marido. Você começou tudo muito cedo, como mãe e esposa, e, aos 16 anos, já está se separando. Mas ainda há uma chance para você. Nós recomendamos que você vá à Terapia do Amor, mesmo que seu marido não queira ir e que ele já tenha decidido que não lhe quer mais. Lá você vai aprender como ser uma esposa, a vencer as suas inseguranças, os seus traumas e seus complexos para que possa resgatar seu relacionamento. Você não deve ficar dependendo dele para resgatar esse relacionamento. Não fique esperando que ele faça alguma coisa. Faça você primeiro. Muitas pessoas erram porque ficam esperando o cônjuge tomar uma atitude, mas elas precisam aprender que algumas vezes na vida, mesmo que o marido ou a mulher estejam errando, devem enxergar o que podem fazer elas próprias para mudar a situação e em que elas também estão errando. Em vez de você focar no que ele não faz, precisa focar no que você pode mudar para se tornar uma mulher mais segura. Você é uma menina e é normal que tenha um pouco de insegurança. Mas venha adquirir esse valor próprio que você não tem.

RENATO – Você é muito jovem e precisa cuidar do seu coração para se tornar uma pessoa segura e conseguir resgatar o relacionamento. Você enxerga o que tem que mudar dentro de si para assim conseguir mudar o casamento. Compareça às palestras da Terapia do Amor para aprender o que deve fazer (confira endereços em universal.org/localizar).

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images