O que você faz ao ser criticado?

Entenda como um homem inteligente deve reagir diante de repreensões e críticas negativas

Imagem de capa - O que você faz ao ser criticado?

O assunto não é lá nenhuma novidade, mas é extremamente importante. Por isso, citamos uma pesquisa que foi feita em 2011 e ilustra algo que muitos homens sabem na prática: quase todo mundo rejeita a repreensão, aconteça ela no trabalho, no ambiente familiar, nas relações de amizade ou em qualquer conversa que a pessoa vire o tema. O referido estudo, realizado pela equipe do instituto canadense PsychTests com 3 mil voluntários, mostrou o quão despreparadas as pessoas estão para lidar com as críticas ruins que recebem no dia a dia.

Embora a pesquisa tenha sido realizada há dez anos, ela nos ajuda a entender o comportamento humano quando se trata da crítica. O estudo apontou que 66% dos participantes admitiram que remoíam o “feedback negativo” e não necessariamente mudavam seu comportamento ou conversavam com o autor da crítica. Já 29% achavam que os comentários eram feitos com o intuito de lesar e não de ajudar; e 14% achavam que esses apontamentos eram feitos por pura inveja ou por raiva.

A primeira reação de quem é criticado costuma ser emocional. Mesmo que não seja demonstrada, no fundo, muitos homens vão ruminando um sentimento ávido por revanche, em que possam demonstrar que suas atitudes não foram incompetentes ou erradas. Ou pior: minimizam o próprio erro apontando o de outros. Alguns homens sentem-se ofendidos e até argumentam que foram desrespeitados pelo comentário negativo. Há também quem reaja às críticas negativas tendo atitudes violentas e destemperadas; outros são intransigentes e não fazem o mínimo esforço para tentar compreender o que se passa e aí dirigem grosserias até a quem não tem nada a ver com o que aconteceu.

Reação de homem

Em vez de pensar em defender seu orgulho, o mais correto é analisar a situação com calma. Há casos em que a crítica pode ser motivada por alguém que não gosta de você. Todavia até nessas situações é preciso agir de forma racional e não ceder aos apelos do revanchismo.

A Bíblia afirma em Provérbios 15.31-32: “Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios. O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento”. Na prática, significa que é preciso tentar compreender, de forma clara, o verdadeiro motivo da crítica. É necessário avaliar se há algo positivo e, se necessário, mudar o que está errado para progredir. Isso exige humildade.

Qualquer um pode se sentir desconfortável ao receber uma crítica negativa. Entretanto, da próxima vez em que isso acontecer, respire fundo e tente mudar a sua atitude em relação a ela. Em vez de se explicar ou procurar uma desculpa, exercite a arte milenar de engolir o sapo, também chamada de resiliência. Essa crítica pode mudar a sua visão depois que você pensar um pouco no assunto e pode até evitar uma série de problemas.

Ouça primeiro, respeite o que foi dito e, na sequência, faça uma reflexão sobre o assunto. Reserve um tempo para falar sobre o problema e espelhe-se em Jesus. Ele também sofreu críticas em sua jornada, mas usava a calma e o bom senso para avaliar se elas mereciam algum tipo de resposta ou apenas o silêncio.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty images