O que seu cuidado com a saúde diz sobre sua vida espiritual?

Não se engane, seu corpo também reflete como está o seu relacionamento com Deus

Imagem de capa - O que seu cuidado com a saúde diz sobre sua vida espiritual?

Uma alimentação desregrada, uma vida sedentária, sono desregulado e o resultado mais que previsível: cansaço, doenças, dificuldade de concentração, entre outros. Assim está a saúde de milhares de pessoas e, por que não dizer, milhões delas. O que elas têm desconsiderado é que cuidar do corpo também é honrar a Deus. Afinal, o corpo foi feito para moradia do Espírito Santo e se nós, seres humanos, não gostamos de habitar em um lugar malcuidado, imagine o Altíssimo.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6.19-20).

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas diz que “é triste ver a falta de zelo que as pessoas têm com algo que pertence a Deus. O corpo que estamos usando deve ser cuidado com dedicação. Não cuidar dele é também um sintoma de declínio espiritual”.

Alerta
Provavelmente, no fim de 2021, você prometeu a si mesmo que sua alimentação em 2022 seria melhor. Mas como ela está nos últimos dias? Repleta de fast food, refrigerantes, pouca água e nada de frutas ou vegetais (aliás, você já não lembra a última vez que comeu uma salada)? E qual foi a última vez que você praticou alguma atividade física?

Suas respostas a estas perguntas podem ser um alerta de que sua saúde não está nada bem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dietas ricas em calorias que excedem a necessidade metabólica do corpo podem levar ao excesso de peso e obesidade e o consumo excessivo de gordura, açúcar e sal pode aumentar o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão.

Mesmo tendo esse conhecimento, muitos parecem não saber como cuidar do corpo. O Bispo Júlio destaca o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios como itens fundamentais: “pensar na alimentação diária é um investimento tanto na sua saúde física quanto na sua saúde espiritual, pois demonstra zelo para com o Templo do Espírito Santo. Além disso, a prática de atividade física é a principal ferramenta contra o sedentarismo, que pode ocasionar uma série de outros males. Sem trabalho físico não existe desenvolvimento psicológico e, muito menos, manutenção de um corpo saudável e ativo”.

Saúde exige disciplina
Algumas atitudes simples já fazem enorme diferença, como por exemplo, cortar as calorias desnecessárias da sua dieta, evitar comidas muito condimentadas ou gordurosas, afastar-se das bebidas alcóolicas, dos refrigerantes e dos fast foods e eliminar os alimentos ultraprocessados da dieta.

O mesmo também é aplicável no que diz respeito a exercitar o corpo e ter uma rotina saudável. O exercício traz benefícios para a mente que vão além do bom humor e do alívio do estresse. A maioria das atividades físicas proporcionam maior produtividade e inteligência, pois melhoram a capacidade de raciocínio e a clareza de ideias. “Escolha, ao menos, três dias da semana. Em cada um desses dias, dedique, no mínimo, uma hora à atividade física”, recomenda o Bispo.

Mas nada de sair por aí se exercitando de modo frenético. O corpo precisa de um período para se adaptar a esta nova rotina. “É importante saber como iniciar a prática, quais alongamentos devem ser realizados antes e após os exercícios e qual a duração e intensidade a cada dia. Portanto, antes de iniciar as atividades, visite um médico e um profissional de educação física especializado na atividade que você escolheu”, orienta. É necessário consultar-se também com um nutricionista, que é quem pode prescrever uma dieta adequada à necessidade de cada indivíduo. No Brasil, tanto planos de saúde quanto o sistema público oferecem consultas com estes profissionais.

Mas de antemão o Bispo avisa que não é uma tarefa fácil cuidar da saúde. “Alimentar-se bem, assim como todo ato de fé, exige disciplina e persistência. Infelizmente, os alimentos mais calóricos e nocivos à saúde são os mais apelativos à visão, ao olfato e ao paladar. Mantenha-se disciplinado e zeloso em sua alimentação. E você descobrirá como é recompensador cuidar do Templo do Espírito Santo. Para ser saudável, basta querer”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: getty images