O que podemos aprender com os erros do profeta Elias

Acompanhe esta mensagem do Bispo Renato Cardoso durante o Encontro com Deus

Durante o Encontro com Deus, do dia 31 de julho, no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso comentou sobre os erros que o profeta Elias cometeu ao esperar o cumprimento da Palavra de Deus em sua vida.

O Bispo explicou que quando Elias orou no Monte Carmelo, fogo desceu do céu. E os profetas de Baal foram mortos. Elias criou ali uma expectativa, mas se frustrou com o que aconteceu em seguida. Entenda o contexto bíblico em I Reis 18 e 19.

Os erros que Elias cometeu:

O primeiro erro de Elias foi a expectativa:

  • “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…) E quando ela não se materializou, quando a realidade foi diferente, ele se frustrou e desanimou. Deus cumpriu o que ele esperava? Cumpriu, depois, mais tarde. Deus fez a Obra que Elias queria, mas não foi do jeito dele nem como ele queria”, observou o Bispo.

O segundo erro de Elias foi ter reagido com uma fé emotiva:

  • “Elias estava no auge da sua fé, tinha acabado de vencer 850 profetas do diabo. Então, recebeu um mensageiro de Jezabel. E com um recado de uma mulher, ele foge. Perde o ânimo de viver. Fica desolado, deprimido, sem forças e pedindo a Deus para morrer (…) chegou ali num momento de crise espiritual. Ele foi de uma fé inteligente no Monte Carmelo para uma fé emotiva no dia seguinte (…) Frustrado, deixou a palavra do mensageiro de Jezabel entrar nele, em vez de continuar ouvindo a Palavra do Senhor, e esmoreceu. A fé emotiva, infelizmente, engana muitas pessoas”, pontuou.

O que podemos aprender com isso:

  • “Nós não podemos ter a arrogância de querer ditar para Deus como é que Ele vai fazer a Obra na nossa vida. Não é sempre do jeito que a gente quer. Mas Deus sabe de tudo, de todas as coisas. Então, você não pode ficar pensando só em você (…) Tem que trocar a expectativa pela esperança. Mantenha a confiança, sabendo que Deus vai fazer porque a Palavra dEle garante”, orientou o Bispo.
  • ” A fé emotiva é a fé que depende das circunstâncias (…) Nós não vivemos pelo que vemos, não vivemos pelo que sentimos. Nós vivemos pela Palavra. A fé verdadeira, a fé inteligente é a que se apoia na Palavra. Ela não muda, o que está escrito vai acontecer (…) Essa é a fé do último dia. Você continua crendo até o fim, você permanece até o fim, você não titubeia”, ressaltou o Bispo Renato.

Acompanhe na íntegra o vídeo abaixo e medite nesta mensagem:

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: reprodução