thumb do blog Terapia do Amor
thumb do blog Terapia do Amor

Quando a cabeça não pensa, o relacionamento padece

O tema foi debatido no programa The Love School — Escola do Amor do último sábado (22). Confira

Imagem de capa - Quando a cabeça não pensa, o relacionamento padece

No The Love School — Escola do Amor deste sábado (22), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso abordaram a impulsividade, a falta de preparo para um novo relacionamento e o impacto do ciúme, que pode cegar a pessoa e prejudicar a convivência.

O que diz a especialista:

Segundo a psicóloga Carolina Sales a pessoa apaixonada possui um certo descontrole nos sentimentos, uma excitação, fazendo com que a capacidade crítica avaliativa dela fique comprometida, tornando-a suscetível a ilusão e, consequentemente, a desilusão.

Pensamentos perigosos:

De acordo com os apresentadores, existe pensamentos muitos perigosos que frequentemente vemos nos filmes, mas novelas, nas músicas e rodas de amigos: “Se joga de cabeça”, “se é amor vai dar certo”, “o importante é ser feliz”. “As pessoas não pensam antes de agir e aí se machucam demais e colocam a culpa no amor, nas pessoas”, destaca Cristiane.

  • “Nessa vida a pessoa pensa, avalia, procura saber tudo a respeito antes de tomar uma decisão. Mas quando se trata de relacionamento as pessoas não querem avaliar, querem se jogar de cabeça, lamenta”.

Saltar de paraquedas e relacionamento:

Para fazer um paradoxo com o tema, a repórter Ariane aceitou o desafio de saltar de paraquedas para mostrar que assim como nesse esporte é preciso avaliar as condições climáticas, se preparar psicologicamente, conhecer bem as ferramentas e equipamentos de segurança para garantir que o salto seja seguro e bem-sucedido, assim também deve ser em um relacionamento.

  • “Se a pessoa, por exemplo, teve um dia conturbado, uma noite ruim, está mal psicologicamente, emocionalmente, fisicamente, ela não está em condições de pular. Então isso também ensina que um relacionamento feliz, de sucesso, começa quando você não está em nenhum relacionamento, quando você está bem sozinho, bem resolvido, não está carente. Então, relacionamento felizes começam lá atrás, quando você não está nem pensando em entrar em um relacionamento”, conclui o apresentador Renato Cardoso.

História de superação:

A história do casal Reginaldo da Silva e Josy Santos retrata bem o que acontece quando uma pessoa que não está preparada entra em um relacionamento.

Era o caso da Josy, que tinha acabado de sair de um relacionamento conturbado, no qual havia traições e agressões, e já engatou em outro com o Reginaldo.  Devido à experiência traumática do casamento anterior, Josy se tornou uma mulher insegura, possessiva, dominadora, ciumenta e agressiva, tornando o seu casamento com Reginaldo um verdadeiro inferno.  “Eu estava fazendo ele pagar por algo que eu sofri no passado com o meu ex”, diz.

  • “Era frustrante porque eu não sabia como lidar com aquilo. Como homem a gente se sente humilhado, porque aponta-se o dedo, acusa-se do que não está fazendo, ofende verbalmente, usa termos que fere o ego masculino. Então a única forma que tinha na época era ir para cima e mostrar fisicamente que ela não podia fazer aquilo”, admite Reginaldo.

Mas, felizmente, Josy recebeu um convite para buscar ajuda na Terapia do Amor e lá aprendeu as ferramentas do amor inteligente, foi curada das suas inseguranças e restaurou o seu relacionamento.

Combate ao espírito da traição:

Então, se você enfrenta esse mesmo problema, se o seu ciúme te controla e faz você ter acessos de raiva, venha buscar ajuda na palestra desta quinta-feira, dia 27.

“Nós vamos fazer um combate às raízes da traição, tanto para ajudar as pessoas que traem como as pessoas que foram traídas”, garante o apresentador.

Assista ao programa na íntegra e conheça os detalhes da história de transformação de Reginaldo e Josy:

Terapia do Amor: 

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução