Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 13 de setembro de 2018 - 00:05


O que podemos aprender com o personagem Efraim, da novela Jesus?

Ele é o chefe da Sinagoga de Nazaré e já fez várias aparições na trama

Na novela Jesus, há um personagem que pode nos ensinar muito sobre a cegueira espiritual: Efraim, o chefe da Sinagoga de Nazaré, pai de Asisa e Laila.
Desde o começo da trama, Efraim implica com Maria e Jesus. Pudemos ver, por exemplo, ele liderando um motim até a casa da família de Maria – sob influência de Asisa – para condená-la por ter supostamente se envolvido com um soldado romano. A situação só não terminou em apedrejamento, porque José e Mirian a defenderam.
Posteriormente, Efraim, com outros membros da Sinagoga, levam Jesus para o alto de um despenhadeiro com a intenção de atirá-lO de lá – mais uma vez, vemos Satanás armando contra o Messias.
Em outro momento, o religioso chama Maria de adúltera e diz acreditar estar sendo bem visto por Deus. Em sua crença, o Senhor Jesus e todos os que estão relacionados com Ele são infiéis, pecadores e blasfemadores. Ele acredita que o Cristo é um falso profeta, um mentiroso. E que todos irão para o inferno. Sim, são palavras pesadas vindas de um homem que deveria pregar a compaixão do Criador para com a humanidade.
Efraim acreditava estar acima dos “pecadores”. Acreditava ser a própria voz da Lei de Moisés. Colocava fardos pesados nas costas do povo e queria ser a autoridade máxima. Porém, por dentro ele estava podre.
Há muitas pessoas que, assim como Efraim, não conseguem perceber que estão caminhando longe de Deus. Elas são incapazes de se olharem no espelho e dizerem para si mesmas que precisam mudar. O orgulho as impede de fazer uma autoavaliação.
O próprio Senhor Jesus alertou que esse tipo de pessoa não recebe a misericórdia do Altíssimo (Mateus 23.27). É por isso que, diante de Deus, temos de ser humildes. Pode não ser uma tarefa fácil deixar a própria vontade de lado para se submeter à vontade Divina. Mas é algo necessário, quando desejamos a Salvação da nossa alma.
Se Efraim realmente estivesse fazendo a vontade de Deus, Ele estaria aberto para ouvir os ensinamentos dAquele que foi enviado, saberia discernir sobre a diferença entre a voz do Pastor e a voz do mal.
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h55. Essa superprodução transmite em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.


  • Daniel Cruz / Foto: Blad Meneghel 


reportar erro