O que o "caso Neymar" pode lhe ensinar
Situação do jogador que foi exposta para toda a imprensa revela os perigos de se relacionar pela internet
Às vésperas de estrear na Copa América, a seleção brasileira tem seu melhor jogador nos noticiários. Todavia, Neymar Jr. não tem frequentado as páginas esportivas, e sim as policiais.
Como todos já sabem, o jogador é acusado de estupro e agressão física pela modelo Najila Trindade. De acordo com ela, os dois foram para a cama, mas ela se recusou a ter relações sexuais sem preservativos. Neymar, então, a teria violentado.
O jogador nega as acusações e desde o dia 2 de junho tem tentado provar sua inocência. Em uma dessas tentativas, Neymar publicou um vídeo em sua conta no Instagram exibindo mensagens trocadas entre os dois. Com as mensagens, exibiu fotos da moça sem roupa.
Agora ele é investigado tanto pelo vazamento das imagens (crime que pode render até cinco anos de prisão) quanto pelo estupro (crime que pode render dez anos de prisão).
Já Najila, se não provar o que diz, poderá sofrer pena de até oito anos de prisão por denúncia caluniosa. Isso se Neymar quiser processá-la.
Inocentes ou não, Neymar e Najila já estão sofrendo os prejuízos
Seja Neymar culpado ou inocente, ele já está sofrendo sua punição. O craque perdeu contratos milionários de publicidade. Além disso, de acordo com um dos maiores jornais esportivos da Europa (o catalão Sports), está sendo convidado a se retirar do clube em que joga, o Paris Saint Germain.
De acordo com o CIES Football Observatory, entidade europeia que faz estudos sobre atletas e clubes, o valor de mercado de Neymar caiu de 213 milhões de euros para 150 milhões de euros. Isso equivale a uma queda de R$ 227 milhões.
Najila, por sua vez, está sendo atacada por milhares de pessoas. Há fãs mais extremos de Neymar que ameaçam até mesmo o ex-marido da modelo e o filho deles. A criança, por sinal, tem faltado à escola para fugir do bullying.
“Quando eu ligo a televisão e ele escuta o nome da mãe dele, ele chora. Quer dizer, a vida dele está interrompida”, contou o pai do menino à imprensa.
A investigação ainda está em andamento e o caso seguirá afetando a vida de todos os envolvidos. Independentemente de quem estiver mentindo, os prejuízos serão gigantescos.

A origem de todo esse problema
Em uma das mensagens enviadas por Najila à Neymar ela afirma “Agora eu sei quem você realmente é”. Realmente, antes de se encontrarem, a moça não conhecia verdadeiramente Neymar. Assim como ele não a conhecia.
Os dois começaram a trocar mensagens no início do ano e nunca haviam se visto pessoalmente. O primeiro encontro entre eles resultou nos crimes descritos acima. Esse caso reforça, mais uma vez, o perigo de se envolver em namoros online.
“Em um mundo cada vez mais populoso, onde pessoas mal se conhecem e podem facilmente ser quem quiserem por trás de uma tela eletrônica, saber o máximo possível sobre um candidato a namoro é questão de sobrevivência”, explica o livro “Namoro Blindado”, de Renato e Cristiane Cardoso.
Conforme eles lembram, “a pessoa pode vir a ser um ótimo cônjuge ou seu pior pesadelo. Você não pode arriscar sua vida deixando que seu coração goste e se entregue a alguém antes de sua cabeça puxar e aprovar a ficha da pessoa”.
E como fazer por meio da internet? Desenvolver um relacionamento baseado em mensagens eletrônicas trocadas é, de fato, perigoso. Isso porque a internet oferece a qualquer um a oportunidade de se mostrar diferente do que realmente é. Isso tanto no sentido físico quanto no caráter.
Esse encontro às cegas pode resultar nos mais diferentes prejuízos
No caso de Neymar e Najila, os danos foram financeiros e à imagem dos dois. Mesmo que seja considerado inocente, muitos ainda acreditarão que Neymar seria capaz de agredir alguém. Por outro lado, ainda que seja julgado culpado, há quem defenderá que ele é inocente.
Entretanto, são inúmeros os casos em que os prejuízos são ainda maiores.
Foi o que também aconteceu com a estudante Yasmin da Silva Nery, de 16 anos, da cidade de Araraquara, interior paulista. Ela conheceu um rapaz na internet e, ao ir para a casa dele, foi assassinada e esquartejada. O jovem de 17 anos confessou o crime.
São incontáveis os casos de mortes e agressões. Portanto, antes de iniciar um namoro online, é preciso refletir: vale a pena se arriscar dessa maneira?
Para entender mais sobre o assunto, leia o livro “Namoro Blindado – O Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido“. Participe também da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo