O que Nabote, da macrossérie Jezabel, pode nos ensinar?
Ele foi condenado à morte injustamente por causa da rainha fenícia
Em meados de 2017, arqueólogos divulgaram provas de que realmente existia uma vinha Jezreel, como aponta a Bíblia. E, segundo o Texto Sagrado, um homem, chamado Nabote (foto acima), detinha um terreno nessa região com essa finalidade.
Esse personagem bíblico ficou conhecido pelo público da macrossérie Jezabel – que está no ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV.
Com um semblante sereno, Nabote nunca escondeu o seu desejo de se manter íntegro a Deus. Foi fiel à sua esposa Elza e zelava por seus dois filhos, Tadeu e Abner. Agia com ética nos negócios de sua vinha, enquanto abastecia o palácio do rei Acabe com o seu produto de qualidade. Teve uma trajetória de vida digna.
Mas, o fim de sua história foi marcado com uma grande injustiça: a morte de Nabote foi arquitetada.
A conspiração contra Nabote
Na macrossérie, vemos que para se vingar de seu primogênito, a rainha Jezabel tramou a destruição de sua família. Dirigiu-se com o rei Acabe até a vinha e, ali, eles o pressionaram para se desfazer de sua herança.
Entretanto, como está escrito na Lei de Moisés (Números 36:7), uma herança só poderia ser passada de pai para filho. Por isso, Nabote explica para o rei Acabe: “Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.” 1 Reis 21:3
Então, a recusa de Nabote deixou o rei em um profundo estado de decepção consigo mesmo. Como a Bíblia diz e foi retratado pela macrossérie, Acabe não quis nem se alimentar. Confira os detalhes no vídeo abaixo:
A jogada final
Em seguida, Jezabel finalizou o seu plano de atacar a família de Nabote emitindo uma falsa carta, em nome do rei, decretando um jejum para o povo. Assista esse trecho também:
Leia também: Desafio de Elias: será que sua fé também não precisa ser desafiada?
O fim injusto de Nabote
Por fim, Jezabel orientou aos líderes da cidade que articulassem falsas testemunhas contra Nabote, dizendo que ele havia pecado contra Deus e o rei. Desse modo, a condenação para quem cometesse esse tipo de gravidade era a morte por apedrejamento (Levítico 24:16). Confira esse momento:
O demônio Jezabel
É interessante notar as lições que podemos extrair da história de Nabote. Quando conferimos o alerta do Senhor Jesus contra os cristãos indefinidos na fé, vemos que Ele retoma a figura de Jezabel. Porque ela é um símbolo de rebeldia e fé contaminada contra Deus.
“Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os Meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.” Apocalipse 2:20
Assim, quando Jezabel se aproxima de Nabote e o pressiona a entregar a sua vinha, temos uma representação de quando o diabo se aproxima dos servos do Altíssimo para tomar-lhes a Salvação Eterna, concedida pelo Senhor Jesus.
Semelhantemente, os espíritos malignos usam de todos os meios para propor ao cristão outros “tesouros” que não a presença de Deus. Assim, como Acabe e Jezabel propuseram dinheiro para Nabote.
O falso tesouro
Um desses meios, por exemplo, é colocar um pouco do “mundo” dentro da pessoa. Desse modo, ela não define a sua fé.
A pessoa frequenta as reuniões na igreja, mas copia alguns modismos mundanos. Ela quer “ser de Deus”, mas sem deixar a “velha criatura”. E isso é impossível. Porque, a “luz” e as “trevas” são como água e óleo: nunca se misturam.
“… quem é de Deus não aceita mistura, pois não há como ser amigo dEle e do mundo (Mt 6.24; Tg 4.4), e tampouco agradar a ambos ao mesmo tempo”, escreve o Bispo Edir Macedo em suas anotações bíblicas.
Espiritualmente falando, foi por isso que Nabote não negociou com o diabo. Aquilo era uma armadilha.
Então, o que fazer?
Em outras palavras, o cristão tem que permanecer fiel ao Senhor Jesus até o fim. A sua fé não pode ser negociável. Ele não pode aceitar misturá-la com os “brilhos deste mundo”. E, assim, ele alcançará a coroa que durará para sempre (1 Coríntios 9:25).
Macrossérie Jezabel
Não perca os momentos finais dessa trama que narra um trecho importante da história de Israel. Acompanhe o Universal.org e fique por dentro das novidades sobre esta obra épica.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo