Realmente havia uma vinha Jizreel, como a Bíblia narra

Arqueólogos encontram vestígios em local descrito pela Bíblia

Imagem de capa - Realmente havia uma vinha Jizreel, como a Bíblia narra

O capítulo 21, do livro de 1 Reis, na Bíblia, narra uma história de perversidade provocada por um rei.

Se você conhece a história de Elias, sabe que esse profeta afrontou bravamente, por diversas vezes, Acabe, rei de Israel, e Jezabel, sua esposa, porque os dois eram maus. Eles se distanciaram de Deus e fizeram com que o povo se distanciasse também. Esse trecho bíblico narra uma das iniquidades cometidas por Acabe e Jezabel.

Certa vez, Acabe avistou de seu palácio uma vinha, em Jizreel – um lugar que é utilizado para agricultura até os dias de hoje –, e essa vinha pertencia a um homem chamado Nabote. Então, Acabe pediu para que Nabote lhe vendesse a vinha, para que ela lhe servisse de horta. Porém, Nabote disse para o rei que a lei de Deus proibia-o de vender a sua terra, porque era uma herança. Chateado, o rei voltou para o palácio e não quis se alimentar. Vendo que o marido estava abatido, Jezabel interveio emitindo uma carta para alguns homens que moravam na cidade de Nabote, pedindo para que eles o condenassem por ter cometido blasfêmia contra Deus e o rei. Então, Nabote foi apedrejado e morreu, abrindo caminho para que Acabe possuísse para si aquela terra.

Descoberta arqueológica

A arqueologia bíblica com alguma frequência revela descobertas que confirmam os relatos bíblicos. Por exemplo, enquanto trabalhavam em uma investigação histórica, arqueólogos da Expedição Jizreel descobriram que no passado, realmente, a região de Jizreel era utilizada para a plantação de vinhas, como narrado na história de Nabote.

No local, foram descobertos restos de um grande edifício, além de superfícies planas utilizadas pelas pessoas da época para pisotearem as uvas, separando o suco das cascas. Os pesquisadores também utilizaram uma tecnologia de varredura por meio de lasers, chamada Light Detection and Ranging, que os ajudou a encontrar outros vestígios, como por exemplo, 100 poços em forma de garrafas, que, provavelmente, eram utilizados para armazenar o suco da uva.

Uma das chefes da expedição, a Dra. Norma Franklin, informou ao site de notícias Breaking Israel News que essa descoberta fortalece a crença de que esse relato bíblico aconteceu, de fato.

“Como arqueóloga, não posso dizer se definitivamente havia um homem específico chamado Nabote, que tinha uma vinha particular. A história é muito antiga. Mas, do que encontrei, posso dizer que a história descrita na Bíblia provavelmente poderia ter ocorrido aqui, no Jizreel”, disse.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução Jezreel Expedition