Desafio de Elias: será que sua fé também não precisa ser desafiada?

Foi exatamente isso que o profeta Elias fez ao desafiar no Monte Carmelo os 450 profetas de Baal e os 400 sacerdotes de Aserá

Imagem de capa - Desafio de Elias: será que sua fé também não precisa ser desafiada?

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Mas era exatamente o que os israelitas tentavam fazer: queriam o Deus vivo, mas estavam adorando o falso deus baal.

Isso ficou evidente quando o profeta Elias os confrontou:

“Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.” 1 Reis 18.20,21

Diante de tal pergunta, o povo não respondeu nada. Elias, então, lançou o desafio.

Quando um desafio é proposto, o objetivo é provocar alguém a realizar qualquer coisa, supondo que será incapaz de fazê-lo.  É pôr à prova suas condições.

Foi exatamente isso que o profeta Elias fez ao desafiar no Monte Carmelo os 450 profetas de Baal e os 400 sacerdotes de Aserá. Ele queria deixar claro que estes falsos deuses não eram nada diante do Deus de Israel.

A cena foi exibida, recentemente, na macrossérie Jezabel, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV.

Reveja como foi esse momento e entenda:

Os segredos do desafio

O Bispo Edir Macedo esclarece que Deus não Se manifestaria sem que houvesse sacrifício, e Elias sabia dessa condição.

Para tanto, o profeta precisou primeiramente restaurar o Altar. E, assim, o fez tomando doze pedras que representavam as tribos de Israel.

“Ao unir aquelas pedras, o profeta quis mostrar que o Senhor desejava continuar sendo o Deus de Israel. Restaurar o Altar significava voltar-se para Ele com todas as forças. Antes de oferecer os sacrifícios para obter o fogo do céu como resposta, era preciso eliminar a incredulidade, os maus sentimentos e todo o pecado que separava o povo do Altíssimo”, explicou o Bispo.

E para que ficasse claro o poder de Deus, após restaurar o Altar, colocar sobre ele a lenha e o sacrifício, Elias fez uma vala ao redor e pediu que derramassem doze cântaros – cerca de 150 litros de água – a ponto de ela escorrer e formar uma espécie de córrego em torno do Altar.

Sua oração foi simples e direta, e a resposta imediata.

O Bispo ressalta que Deus aprecia desafios de fé. “Este é o caminho mais rápido para fazer o Seu milagre acontecer. Quando há ação da fé, Ele responde e glorifica o Seu Nome. Aquele que crê no Senhor Deus nunca será envergonhado, e as afrontas deste mundo jamais o abaterão, porque sabe em Quem confia”, finalizou.

O desafio prova a fé

Abraão também desafiou a própria fé quando partiu de Harã para uma terra que Deus ainda iria lhe mostrar. Ele não sabia nem para que lado ficava Canaã – a terra que emana leite e mel , a qual seria dada a sua descendência – saiu errante da casa de seu pai (Gênesis 20.13). Mas este desconhecimento não o impediu de ouvir a voz da fé – que é a voz de Deus – e obedecer.

É por isso que Abraão personifica a fé que Deus espera de nós. Pois, prontamente, ele atendeu o chamado do Altíssimo sem questionar.

Como a Bíblia narra: “Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito…” Gênesis 12.4

E é nesta fé, de sair do lugar comum rumo ao extraordinário de Deus para nossas vidas, que de segunda a sexta, às 23h30, o Bispo Renato Cardoso, ao lado de outros bispos e pastores, realiza a oração da meia-noite, na esplanada do Templo de Salomão.

O momento da oração está sendo transmitido ao vivo pela Rede Aleluia de rádio (99,5 FM), Univer Vídeo, pelo Facebook da Universal e no canal da Universal no youtube. Participe.

Acompanhe também diariamente aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos da macrossérie Jezabel, além da história dos personagens e lições de fé que podemos extrair deles. Não perca!

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Reprodução (Record TV)