O que mais contribui para o desrespeito às diferenças?
Seria a criação familiar, a cultura local ou é questão de índole? Entenda
Por que a diferença de opiniões gera tantos conflitos na sociedade atual? Por qual motivo os pensamentos de uns se tornam tão ultrajantes para outros?
Quadro geral:
A intolerância é descrita como uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
E ainda que seja comum que cada pessoa tenha sua própria forma de pensar, agir e se comportar, muitos ainda têm a tolerância e o respeito como um desafio. Para entender essa característica da sociedade atual, o assunto foi abordado no programa Fala Que Eu te Escuto.
Opinião de especialistas:
Depois de exibir reportagem com diversos casos recentes de intolerância, o programa também ouviu especialistas. Veja:
- “As pessoas tentam impor suas opiniões e isso não é saudável, pois somos uma sociedade plural, ninguém pensa igual. É importante respeitar a diversidade, pois a nossa Constituição e as leis do Código Penal prevê isso”, ressaltou o advogado, Thiago Lacerda.
- “Vivemos em um país democrático, que corresponde a um governo de maioria com respeito às minorias. Mas, nos últimos anos não estamos vendo isso, pois polos políticos de esquerda e de direita vêm ganhando vozes e ecos nas mídias digitais, e a guerra vem crescendo nas redes sociais com o desrespeito e os cancelamentos”, explicou o cientista político, Ricardo Holz.
Resultado da pesquisa realizada pelo programa:
Veja o que os telespectadores responderam sobre o que acreditam que mais contribui para a intolerância:
- 45% afirmaram que é por causa da criação familiar;
- 14% disse que é por causa da cultura local;
- 41% respondeu que é devido à índole.
Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.
Anote aí:
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.
Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo