O que fazer quando os filhos não atendem às expectativas dos pais?

Você pode ter desejos e sonhos para seus filhos, mas precisa se atentar a alguns detalhes importantes

Imagem de capa - O que fazer quando os filhos não atendem às expectativas dos pais?

Ver o sucesso dos filhos é um desejo de todo pai ou mãe, mas quando esse anseio se torna em uma obsessão e os pais passam a terceirizar as conquistas dos filhos, a fim de alimentar as suas próprias necessidades e desejos pessoais, a superexposição e altas expectativas geradas podem causar danos com prazo indeterminado.

Por que isso acontece:

A busca incessante por aceitação e admiração em meio ao seu ciclo social ou virtual, faz com que muitos pais materializem em seus filhos os seus sonhos e expectativas, à espera que eles se tornem a sua imagem e semelhança. Ainda que bem-intencionados, ver o “sucesso” dos filhos nem sempre significa que, realmente, eles sejam bem-sucedidos na vida.

As consequências:

Aos filhos, quando entendem que não atendem às expectativas impostas pelos pais, alimentam dentro de si o sentimento de frustração por não ser aquilo que os pais desejavam que eles fossem. Logo, tendem a se afastar de seus pais e buscar relações e amizades que o aceitem da maneira que são. E, em aspectos físicos, tal frustração pode desencadear:

  • o estresse crônico;
  • ansiedade;
  • tensão;
  • depressão;
  • levando-os a estafa mental que se estende por toda a vida adulta.

Aos pais, o constante medo de que seus filhos se tornem o contrário daquilo que esperam, os levam a exagerar quanto às decisões tomadas em relação a eles, podendo causar a divisão e o afastamento entre si.

Saiba o que fazer:

O verdadeiro papel dos pais não é ser o pai ou a mãe perfeita, mas ser aquilo que os seus filhos precisam. Por isso, entender que seu(sua) filho(a) é único(a), possui a sua própria personalidade e poder de escolhas, é o caminho ideal para oferecer a ele(a) aquilo que condiz com o que realmente é e necessita, como diz Renato e Cristiane Cardoso em conselho para pais e filhos que vivem em situação semelhante:

  • “Não é que você não possa ter sonhos ou desejos para os seus filhos, mas talvez você não está enxergando a verdadeira necessidade dos seus filhos por causa dos seus projetos pessoais para ele. Entenda isso em primeiro lugar: você tem que lidar com o filho que você tem, e não com o filho que você idealiza”, explicam.

Aprenda mais:

Participe também da reunião aos domingos e aprenda como a relação entre pais e filhos pode ser saudável sob à luz da Palavra de Deus.

Em São Paulo, você e sua família podem participar no Templo de Salomão, às 9h30. Ou clique aqui e busque uma Universal mais próxima de você.

Veja também:

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock