O que está em primeiro lugar na sua vida?

Muitas pessoas frequentam a igreja, mas vivem infelizes e são enganadas porque não sabem estabelecer qual é a prioridade em suas vidas. Saiba como mudar essa realidade

Imagem de capa - O que está em primeiro lugar na sua vida?

Já eram seis horas da tarde quando Hellyngton Tabosa Lima, hoje empresário e consultor de vendas, de 39 anos, percebeu que estava atrasado para ir à faculdade. Naquele dia também aconteceria a Santa Ceia, mas ele não queria faltar à aula. Durante o dia nem cogitou se esforçar para ir em outro horário à igreja, algo que ele poderia ter feito e, sem pensar duas vezes, priorizou os estudos.

Na semana seguinte, Hellyngton se viu na mesma situação. “Eu era evangelista na Universal, trabalhava e estudava, mas não conseguia organizar minha agenda e acabei não me importando com isso. Além disso, deixei de dizimar para pagar os estudos. Assim, fui deixando de lado a Obra de Deus para priorizar meus objetivos pessoais naquele momento.”

A verdade é que, agindo assim, o empresário não se deu conta que não estava se afastando apenas da instituição, mas do Altíssimo. “Só pensava no trabalho e na faculdade e os usei como desculpa para não ir mais à igreja. Passei a me envolver com amizades nesses dois ambientes e a sair com os colegas de faculdade depois das aulas.”

Com essa atitude, ele passou a ter problemas no casamento: “minha esposa não aceitava o que eu estava fazendo, pois ela estava firme na Fé. O brilho do mundo chamou minha atenção e eu me distanciei de tudo que envolvia a Fé. Eu não percebia que estava afundando.”

Hellyngton só entendeu que precisava retornar ao caminho que havia abandonado quando chegou ao fundo do poço. “Meu lar estava destruído e estava quase me separando. Além disso, meu carro foi apreendido por falta de pagamento, tinha problemas financeiros e também sonhava constantemente que perdia a Salvação. Isso sem falar do vazio que eu sentia. Em meio a tantas tristezas, me lembrei de quando eu aconselhava as pessoas na igreja e me dei conta de que mudar aquela situação só dependia de mim. Decidi voltar, mas não apenas para a igreja, mas para Deus. Entendi que precisava priorizá-Lo.”

Em setembro de 2018, o empresário conta que se batizou nas águas de verdade e se entregou de todo o coração. “Abandonei as amizades erradas, apaguei os contatos, saí dos grupos de WhatsApp que me afastavam de Deus, renovei meus votos e recomecei do zero. Hoje minha família está restaurada e sou uma nova pessoa. Contudo isso só aconteceu porque Deus se tornou o primeiro em minha vida e nada nem ninguém ocupa esse lugar.”

O Bispo Guaracy Santos explica que, assim como Hellyngton, por diversos motivos, entre eles a vida amorosa, muitas pessoas deixam de priorizar a Deus. “É muito comum algumas pessoas frequentarem as igrejas, mas deixarem Deus em segundo plano. O problema é que a maioria das pessoas não entende que mesmo que não minta, não se prostitua nem roube, a atitude de colocar coisas ou pessoas em primeiro lugar, acima de Deus, causa uma separação entre elas e Ele.”

Longe do marido e de Deus
A empresária Annabele de Sousa Almeida Melo, (foto abaixo) de 30 anos, parou de priorizar a Deus quando abandonou a Fé e se casou com um homem que não acreditava da mesma forma que ela. Ela não via problemas nessa atitude até que enfrentou uma dificuldade no casamento.

“Quando nosso filho completou um ano, meu marido pediu a separação. Uma semana depois que ele foi embora, descobri que estava sendo traída. Meu mundo desabou. Ele era o sol do meu planeta. Sem ele, nada fazia sentido.”

Depois de descobrir a traição, Annabele pensou em tirar a própria vida. “Não suportava a dor e a angústia que sentia. Mas desisti do suicídio porque, no exato momento que ia fazer uma bobagem, lembrei do meu filho e que ele ficaria sem mãe.”

Se sentindo a pior das mulheres, humilhada e rejeitada, Annabele não encontrava alívio para seu sofrimento. “Emagreci quase 10 quilos, mas me lembrei da Universal e fui buscar ajuda de um pastor.”

Entretanto, mesmo com essa atitude, ela conta que errou novamente. “Fui para a igreja só porque queria meu marido de volta. Lutei e até consegui que ele voltasse, mas dentro de mim tudo seguia igual. Eu estava ferida, magoada e os problemas só aumentavam. Pouco depois me afastei novamente.”

Sentindo um vazio enorme, Annabele se deu conta de que tinha apenas usufruído das bênçãos de Deus e não O tinha colocado em primeiro lugar em sua vida. “Naquele momento entendi que tinha colocado meu marido no lugar de Deus e que só conseguiria vencer se me entregasse totalmente ao Altíssimo e O colocassse em primeiro lugar de fato.”

Após tomar essa atitude, Deus já tinha se tornado o primeiro no coração dela, mas veio uma prova. “Naquela semana, meu marido pediu o divórcio. Não era a primeira vez, mas eu sempre implorava e chorava para que ele não me largasse. Naquele dia foi diferente: não chorei, não implorei e aceitei o divórcio. Nos separamos, eu confiei em Deus e me preocupei em agradá-Lo. Ele se tornou meu chão, minha força e meu apoio. Passaram-se alguns meses e meu marido decidiu fazer o mesmo e colocar Jesus em primeiro lugar. Somente depois disso nos casamos novamente. Somente esse casamento realmente vale para nós, pois foi o que Jesus abençoou.”

Hoje, Annabele conta que a prioridade de sua vida é o Altíssimo. “Sem Ele nem estaria aqui. Ele me amou, curou minhas feridas, me aceitou e me restaurou. Ele me deu uma nova vida, uma página limpinha, branquinha, para que eu pudesse junto a Ele escrever uma nova história.”

Meu filho, minha vida
Depois de ser abandonada pelo marido, Simone Maia da Silva, (foto abaixo) de 47 anos, ficou desesperada por não saber se conseguiria criar seu filho sozinha. “Meu marido era tudo para mim e eu pensava como conseguiria seguir em frente sem ele.” Por isso ela buscou ajuda na Universal, mas os problemas constantes que tinha com o filho fizeram com que ela tentasse resolver a situação com a força do braço.

“Lembro que meu filho fugiu da escola quando tinha 15 anos e que isso me fez perder o chão. Fiquei desesperada porque ele não atendia o celular. Liguei para várias pessoas para saber o seu paradeiro e ninguém sabia. Cheguei a fazer boletim de ocorrência na delegacia. Isso para mim foi muito marcante porque me senti como se não pudesse contar com ninguém. Eu só chorava. Ele mentia muito e eu ficava desesperada e não queria nem orar.”

Além de não saber como resolver sua dificuldade no relacionamento com o jovem, Simone ficou doente e endividada. “Muitas vezes ia para a emergência do hospital porque sentia dores fortíssimas na cabeça. Qualquer preocupação a mais que eu tivesse, minha pressão subia, sentia meu rosto e corpo dormentes e meus lábios tremiam.”

Depois de muitas tentativas em vão, Simone decidiu fazer uma oração e pedir a direção a Deus. “Foi quando percebi que nada do que eu estava fazendo resolveria. Eu lutava com a força do braço e nada mudava e, então, decidi recorrer a Deus. Em 2010, passei a participar das reuniões na igreja. Não faltava aos domingos e às quartas-feiras porque precisava de forças. Foi quando deixei Deus agir. Eu confiei verdadeiramente nEle.”

Mas, mesmo fazendo propósitos, Deus ainda não era o primeiro na vida dela. “O que me despertou para priorizar Deus de fato foi um testemunho de uma mulher que vi na TV. Ela contava exatamente o que eu estava passando. Ela disse que a preocupação com os filhos tinha feito com que ela se afastasse da Fé. Então ela pediu para que Deus tirasse aquela preocupação, aquele apego, e voltou a recorrer a Ele. Isso fortaleceu minha decisão de priorizar a Deus.”

Desde que tomou a decisão de confiar totalmente nEle, Simone conta que encontrou a verdadeira paz. “Quando passei a priorizar a Deus tudo começou a mudar. Primeiro dentro de mim e depois a mudança se estendeu ao meu filho. Hoje sei que Ele é comigo porque eu sou com Ele. Quando passei a valorizar a Deus, Ele veio sobre mim, cuidou de mim e transformou a minha vida.”

Os amigos e a aceitação
O fotógrafo João Lucas Siqueira Cartilho, (foto abaixo) de 22 anos, achava que estava firme na Fé e que era possível seguir Jesus e o mundo ao mesmo tempo. “Eu queria agradar quem eu achava que era meu amigo. Então, participava de conversas que não me faziam bem, me deixava contaminar com opiniões, ia a ambientes que não tinham nada de Deus e pensava que isso não me afetaria.”

João percebeu que estava agindo errado quando sofreu as consequências de suas ações. “Cheguei a ir das festas para a igreja muitas vezes até que parei de vez de ir à igreja. Não demorou para que minha vida virasse uma bagunça. Minha vida amorosa se perdeu totalmente.

Passei a sair com várias meninas e não acreditava no amor verdadeiro. Também perdi dinheiro e o emprego.”

Vendo a situação de João, seu primo o convidou para conhecer a Força Jovem Universal. “Foi em uma vigília do grupo que decidi deixar tudo para trás e começar uma vida nova. Entendi que estava colocando as amizades e as meninas com quem saía na frente de Deus. Desde então, meu foco é agradar a Ele. Não importa se amigos ou familiares não vão gostar. As guerras vêm, as propostas também, mas agora eu tenho Deus comigo, sou batizado com o Espírito Santo e vivo somente para agradar ao Altíssimo.”

Propriedade peculiar
O Bispo Guaracy Santos explica que não adianta colocar tudo e todos, como trabalho, estudos, parentes, futebol ou o que for, na frente de Deus e depois querer que Ele atenda suas orações. A vida com o Altíssimo é uma troca. “A decisão de torná-Lo prioridade é o que faz com que a pessoa também venha a ser prioridade para Ele. Ela passa a ser de propriedade exclusiva de Deus, de sorte que ninguém pode tocá-la, feri-la ou afetá-la”, diz.

No caso da vida amorosa, conforme vimos nos testemunhos dos entrevistados, muitas pessoas têm deixado de ir à igreja por conta dos cônjuges incrédulos e outras se afastam porque iniciam uma relação com quem não compartilha a mesma Fé, entre outros fatores. Há também casos em que pessoas deixam de valorizar o parceiro e passam a dar atenção a outras áreas da vida, fazendo com que o casamento e a relação com Deus fiquem comprometidos.

Para mudar isso é preciso tomar uma decisão. “É necessário escolher colocar a Deus acima de tudo e de todos, pois é uma questão de escolha. Por isso quero dizer a todos que não se esqueçam que Deus é Amor, mas, antes de tudo, é Justiça e que Ele é para mim como eu sou para com Ele!”, conclui o Bispo Guaracy.

Deus não age a não ser que seja convidado para fazê-lo. Ele não interfere na vida daqueles que não O buscam e não O priorizam. E isso responde àqueles que questionam por que não são felizes em seus relacionamentos.

O Bispo Renato Cardoso reforça que para conquistar o que se deseja é preciso seguir a uma ordem correta: primeiro Deus, depois você e, em seguida, o seu cônjuge. “Deus quer ser o único alvo de nossa Fé, nossa prioridade. Isso não é difícil entender, mas de praticar. Apesar de dizermos que fazemos isso, será que O colocamos e O tratamos como o primeiro em nossas vidas?”

A verdade é que todos têm a chance de ouvir a mensagem, segui-la e obedecê-la, mas são poucos os que se rendem a ela. A esmagadora maioria prefere seguir o próprio coração e, quando não conquista o resultado que quer, culpa a Deus. Isso não é lógico.

A Fé é inteligente e coerente. Pense nisso. E decida depender exclusivamente dEle e não dos seus desejos, das circunstâncias ou de outras pessoas. Só assim tudo começará a se encaixar em sua vida.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Fotos: Getty Images, Mídia FJU e Mídia Terapia do Amor