O que é ser um homem de valor?

"Encontrão para Homens" refletiu sobre o tema. Confira

Imagem de capa - O que é ser um homem de valor?

O que significa ser um “homem de valor”? Você já parou para pensar sobre esse assunto? Durante o “Encontrão para Homens“, promovido pelo Projeto IntelliMen, no dia 29 de abril, no Templo de Salomão (com transmissão simultânea para todo o Brasil), o Bispo Renato Cardoso refletiu sobre o tema.

Dois exemplos na Bíblia:

Por meio da Palavra de Deus, o Bispo Renato relembrou dois exemplos (um do Antigo Testamento e outro do Novo Testamento) de homens que foram considerados de valor quando habitaram a Terra. O primeiro deles foi o rei Davi (podemos conferir em 2 Samuel 17:10 e 2 Samuel 18:3), que era respeitado pelos homens que liderava e pelos inimigos, pois praticava a justiça (o que era certo a se fazer) e tinha coragem. O segundo foi o apóstolo Paulo (veja Atos 9:15), que mesmo tendo sido um homem difícil e equivocado na fé era sincero em seu relacionamento com Deus. Assim, o Altíssimo o separou para revelar o Senhor Jesus para os gentios, os governadores e os judeus.

  • Desse modo, como o Bispo Renato observou: “o valor para muitas pessoas não é algo tão óbvio como é para Deus. Ele nos vê de forma transparente, Ele sabe o que está aqui dentro. Ele conhece os sinceros, os falsos, os hipócritas, mas conhece os verdadeiros. Deus nos vê, não há nada oculto diante dEle. Mas o ser humano não consegue enxergar prontamente o valor das coisas”.
  • Então, o Bispo exemplificou por meio do aparelho celular. Há homens que compram o melhor aparelho disponível, porém o utilizam para ver pornografia, gastar tempo com jogos na internet ou conteúdos fúteis nas redes sociais. “E eu fico imaginando se Davi tivesse um smartphone. Eu fico imaginando que Davi com a tinta e o pergaminho escreveu os Salmos. Paulo escreveu mais de um terço do Novo Testamento. Imagine se ele tivesse um smartphone na época?”

“Valor” é diferente de “preço”:

“Quando falamos em ‘valor’, logo se pensa em ‘dinheiro’. Mas ‘valor’ não é ‘dinheiro’. ‘Dinheiro’ é ‘preço’. ‘Valor’ é ‘aquilo que o dinheiro não pode pagar’. Tem coisa que o dinheiro não paga, não compra. Coisas que você precisa, como a sua Salvação, a saúde, o casamento, a paz. Há coisas que não têm na prateleira do supermercado”, apontou o Bispo.

  • É como aquela pessoa que causa danos para o próprio corpo como se fosse possível comprar outro. Tem homens que não entendem o valor de um casamento, de uma família. Pelo contrário, eles acham que o valor de um homem está nas roupas de marca que se possui, nas fotos com carros luxuosos ou na quantidade de seguidores que se tem nas redes sociais. Há homens que só dão valor ao Espírito Santo depois que O perdem.
  • “Pense comigo: o que significa ‘algo ter valor’? É algo útil, que tem uso para alguém. Se algo tem valor para você, então aquilo tem um uso que você preza. Assim, você guarda aquilo, você trata com mais cuidado, com mais carinho. Sendo assim, o que é ser um ‘homem de valor’? É um homem que serve, que é útil para alguém”, explicou o Bispo Renato.

Prestando um bom serviço:

Desse modo, você precisa avaliar se tem sido útil para 3 pessoas: Deus, a si mesmo e as pessoas que estão ao seu redor.

1) Deus: Ele quer que você seja uma testemunha dEle neste mundo, que as pessoas possam conhecê-Lo olhando para você. Mas será que você faz algum serviço para o Reino de Deus? Quem recebe o Espírito Santo passa a agregar valor para a Igreja e não a ser um problema. Será que você é útil para a Igreja ou você é um problema?

2) A si mesmo: quão útil você tem sido para si mesmo? Você tem feito coisas que lhe ajudam ou você tem sido o seu pior inimigo? Você tem trabalhado nas suas deficiências? O Bispo Renato exemplificou por meio do “homem estourado”: “Talvez, você tenha orgulho desse seu jeito, porque ele lhe dá vantagens em algumas situações (talvez, porque as pessoas fiquem com medo de você e você se acha o ‘bonzão’. Mas, por outro lado, você perde, não compensa, não vale a pena. Mas você não trabalha para mudar isso”.

3) As demais pessoas: você tem agregado valor para a sua esposa, os seus filhos, a sua liderança no trabalho e pessoas que estão sob sua responsabilidade? Se você é jovem e mora com os pais, você acrescenta à sua família ou é um problema? “‘Ser de valor’ é você somar, fazer uma diferença positiva na vida da pessoa e não diminuir, ser um problema a ser administrado”, disse. O Bispo apontou também que nem sempre seremos valorizados por fazer o certo, mas, precisamos fazê-lo independentemente de tudo. Há chefes que diminuem as pessoas, as exploram, pagam pouco, não são úteis para os funcionários, mas isto não dá liberdade para um homem realizar um mau trabalho e ficar ressentido. Não fique pensando em tirar vantagem ou nos benefícios que você deseja ter com algo. Não fique pensando que os outros lhe devem alguma coisa. Faça o que é correto.

Conclusão:

  • Por fim, o Bispo deixou um desafio para os próximos 2 meses (que será quando ocorrerá o próximo “Encontrão dos Homens”): com relação às pessoas do seu convívio, você tem agregado algo de bom ou pelo menos não tem atrapalhado?

Aprendizados valiosos:

Se você perdeu esse encontro, fique atento e participe dos próximos. Os assuntos abordados têm ajudado homens pelo Brasil todo. Como foi o caso de Vladimir Figueira Gaspar Júnior (foto à direita), de 32 anos: “A reunião de hoje, com o tema ‘Homens de Valor’, me fez olhar para mim mesmo, refletir sobre onde estou ou não sendo útil para Deus na construção do Seu Reino, se estou agregando valor para comigo mesmo, com minha esposa e meu filho; e se sou valoroso em todas as relações. O encontro também fez uma ligação com a reunião anterior sobre agir com honra. Algo que nos leva diretamente a sermos um homem de valor, primeiramente para Deus e depois com os meus próximos, mostrando os valores de Jesus sobre servir e não querer ser servido”.

Mais conteúdos:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Demetrio Koch