O que é felicidade para você?

Imagem de capa - O que é felicidade para você?

A felicidade é um estado de espírito que reside em nós todo o tempo. Ainda que haja momentos de aborrecimento, a felicidade ainda está lá, assim como os picos de alegria, que são os momentos em que conquistamos algo importante.

Mas o que acontece nos momentos atuais é uma busca pela chamada felicidade artificial. O livro Felicidade artificial: o lado negro da nova classe feliz, do autor americano Ronald Dworkin, revela o lado obscuro do aumento da prescrição de antidepressivos, da cultura do corpo e dos exercícios físicos nos últimos 40 anos, que produziu a nova classe feliz que está mudando o perfil do mundo. Neste livro, ele fala também de uma nova tendência, a de desconectar a religião de espiritualidade, dizendo que a espiritualidade não tem conexão com crenças, mas apenas da pessoa consigo mesma. Dessa forma, as pessoas se distanciam cada vez mais da possibilidade de conhecer a Deus.

A vida em geral se tornou ao longo do tempo mais digital, virtual, e os relacionamentos também, mas a vida virtual deixa as pessoas menos sensíveis, pois as relações reais permitem viver a linguagem corporal e saber quando magoamos a pessoa, mesmo que ela não fale.

Entre os perigos da vida virtual está a impossibilidade de ter lembranças. Ter boas recordações faz bem à alma. Em momentos difíceis, a fé traz segurança e as boas lembranças são o alento.

As pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras. No Casaquistão, um homem se casou com uma boneca sexual apelidada de Marco. A cerimônia reuniu dezenas de convidados. Em 2015, um alemão também se casou com uma boneca de silicone. O homem alegou ter encontrado a paz, após vários relacionamentos malsucedidos. No Japão, em 2018, uma mãe recusou o convite de casamento do único filho. O motivo é que ele se casaria com um holograma.Essas notícias se tornam cada vez mais comuns. Diversas pessoas criam laços com bonecos, animais e objetos inanimados, deixando de lado a convivência humana.

Deus criou o ser humano, uniu as pessoas, mas elas se afastam entre si e ignoram a existência do seu Criador. Assim não podem desfrutar da felicidade que Ele pode proporcionar. “O Senhor encheu meu coração de alegria, alegria que é muito maior que daqueles que multiplicam seu trigo e seu vinho.” (Salmos 4.7).

Para saber mais, participe aos domingos do Estudo do Apocalipse em uma Universal ou pelo univervideo.com.

imagem do author
Colaborador

Bispo Júlio Freitas / Foto: Getty Images