Rede aleluia
O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 28 de Março de 2019 - 08:10


O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia

Muitos estão se enganando e, por isso, não sabem o risco que correm

O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia

Durante os últimos acontecimentos da novela Jesus – que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45 – foi possível observar que a hipocrisia se manifesta de diversas maneiras nas pessoas.

A começar pela justificativa que o sinédrio usou para condenar o Senhor Jesus. Eles alegaram que Cristo estava descumprindo a Lei, ou seja, indo contra Deus.

Caifás: a personificação da hipocrisia

Porém, o próprio sumo sacerdote, Caifás, estava contra o Senhor. Porque dizia seguir os princípios bíblicos, mas agrediu moral e fisicamente a Jesus. Esse comportamento incoerente pôde ser notado durante o julgamento realizado na “calada da noite” pelo sinédrio. Confira:

Leia também: No Monte das Oliveiras: o Senhor Jesus suou sangue?

A luz revela as trevas

Por ser luz, Cristo incomodou a elite religiosa daquele tempo. Porque, revelou as trevas que havia nela. Como Ele ensinou: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas.” João 12.46

Em outras palavras, os doutores da Lei justificaram os seus erros com o que eles acreditavam ser um erro de Jesus. Todavia, nada justifica a pessoa dizer ser do “bem” e fazer o mal. Ela “ser de Deus” e maltratar as pessoas.

Como o apóstolo João observa em uma de suas cartas à Igreja: “Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” 1 João 1.6

Assim, aquele que fala mal de terceiros, desrespeita os demais ou age por meio da malícia não é diferente dos que condenaram o Salvador. Ainda que, ao mesmo tempo, faça caridade aos necessitados ou tenha um título religioso.

Até os discípulos foram hipócritas

Outro exemplo de hipocrisia foi quando os discípulos – que prometeram fidelidade – negaram o Mestre e fugiram. Assista esse momento no vídeo abaixo:

Leia também: O que Pedro pode nos ensinar sobre as tentações?

A hipocrisia não está só no contexto religioso

Geralmente, a “falsidade”, a “dissimulação”, a “hipocrisia” são palavras relacionadas ao contexto religioso. Como, por exemplo, quando uma pessoa tem um tipo de comportamento dentro da igreja e outro fora dela.

Entretanto, o termo “hipócrita” também está ligado àquelas pessoas que fingem ser algo que não são no dia a dia. Desse modo, existem muito mais hipócritas do que, normalmente, imagina-se.

Leia também: Entenda o significado da Santa Ceia, retratada na novela Jesus

Redes sociais: o ninho dos hipócritas

Um exemplo desse tipo de “hipocrisia velada” é quando uma pessoa tem um perfil falso nas redes sociais. Pois, ali, ela pode falar coisas que não tem coragem de expor no perfil oficial. Ou quando age em oculto de algum modo – tentando, por exemplo, esconder um caso extraconjugal.

Ou seja, ali não revelam quem realmente são. Aliás, um perfil fake (falso) por si só está intimamente conectado com a intenção de “disfarce”.

Só para ilustrar esse cenário, no ano passado, o Facebook eliminou 583 milhões de contas falsas. Em última análise, é um “mundo de enganação”, que torna difícil a tarefa de discernir o que é verdadeiro.

Igualmente, a hipocrisia também aparece nos perfis oficiais que mostram uma “vida perfeita”. Há casos em que até mesmo as fotos são “pensadas” e produzidas para chamar atenção dos demais usuários, como acontece amplamente no Instagram.

Reconhecendo o erro

Infelizmente, a pessoa que é hipócrita dificilmente percebe que está errada. Ela não consegue ouvir as orientações que recebe de Deus, porque acha que aquilo não serve ou não se aplica no caso dela.

Assim sendo, os hipócritas se apegam aos títulos que possuem, ao seu valor social. Para eles a “boa aparência” é mais importante. Com isso, enganam a si mesmos. Quando Judas, por exemplo, “vendeu” o Mestre por 30 moedas de prata, na verdade, “vendeu” a si mesmo.

Os próprios fariseus dos evangelhos bíblicos, em sua maioria, são exemplo disso, que foram alertados várias vezes pelo Senhor Jesus sobre a real condição espiritual em que viviam. Mas ignoraram as exortações. Escolheram, portanto, permanecer nas trevas.

Novela Jesus

A novela Jesus – que está na reta final – narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle.

Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.


O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia
  • Daniel Cruz / Foto: Munir Chatack, Edu Moraes e Blad Meneghel/Record TV 


reportar erro