O que a lealdade de Eliézer pode nos ensinar?
Saiba como o comportamento deste personagem bíblico serve de inspiração para todos os que desejam ser guiados por Deus
Quando conhecemos a história de Eliézer facilmente constatamos sua lealdade. Essa característica não causa estranhamento, pois se trata de um servo de confiança de Abraão, o Pai da Fé.
A primeira vez que o nome de Eliézer aparece na Bíblia é quando Abrão (seu nome ainda não havia sido mudado para Abraão) fala dele para Deus. “Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”. (Gênesis 15.2-3).
Nesta passagem, temos três informações importantes sobre Eliézer: sua origem, Damasco; ele era o servo de maior confiança; e, caso o patriarca não tivesse filhos biológicos, ele seria o herdeiro de tudo. Tal hipótese, porém, foi firmemente descartada quando Deus declara quem seria, de fato, o herdeiro (Gênesis 15.4).
Ser servo: um privilégio
No texto bíblico é possível perceber que a preocupação de Eliézer não era com o que poderia herdar, mas como poderia servir. Sua dedicação e sua fidelidade ao seu senhor puderam ser vistas na novela Gênesis, superprodução da Record TV.
Interpretado pelos atores Ronny Kriwat (jovem) e Eucir de Souza (adulto), Eliézer correspondia plenamente à confiança que Abraão depositava nele.
Tanto que a ele foi incubida uma missão que, caso ele falhasse, poderia comprometer toda uma nação. E foi nesse momento que o fiel servo revelou ainda mais o seu caráter leal e temente ao Deus de seu senhor.
Abraão (Zécarlos Machado) tinha sido abençoado em tudo, mas faltava encontrar uma esposa para seu filho Isaque. Então, ele designou seu servo de confiança para encontrá-la e o fez jurar que não tomaria mulher no meio dos cananeus, mas de sua parentela, na Mesopotâmia. E mais um detalhe: Isaque não poderia ir ao local, pois Abraão seguia à risca a direção Divina de sair do meio de sua parentela. Se a moça não quisesse voltar com o servo, ele estaria livre do juramento. E, por saber da difícil tarefa que acabava de delegar, Abraão abençoou Eliézer dizendo que o seu Deus enviaria um anjo para guiá-lo.
Guiado por Deus
Eliézer tomou consigo conservos, camelos e muitos presentes que seriam dados à escolhida, mas como encontrar em uma cidade com tantos habitantes uma parente do seu senhor em uma época em que não havia meios mais precisos de localização? A decisão dele revela estratégia e sabedoria: chegando lá, ele parou junto ao poço da cidade, exatamente no horário em que era comum as moças saírem para retirar água. Isso aumentava suas chances de encontrar uma moça segundo as especificações de Abraão, mas ainda não era o suficiente.
A forma como Eliézer refinou sua busca mostrou sua dependência no Único que tinha condições de apontar quem estaria apta a ser esposa do herdeiro da promessa. Afinal, somente Deus sabia a história, a origem de cada uma delas e, acima de tudo, quem seria corajosa para seguir viagem a uma terra desconhecida com um estranho. Então, a Ele fez uma prova por meio de uma oração: “E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.” (Gênesis 24.12-14). A oração nem tinha terminado e Deus mandou a resposta: Rebeca. (Gênesis 24.15).
A vontade de seu Senhor
Eliézer exemplifica como devem ser aqueles que decidem ser guiados por Deus. O Bispo Edir Macedo, em suas Anotações de Fé, destaca que quem entrega a vida ao Senhor Jesus e passa a segui-Lo se torna Seu servo e a maior característica do servo é viver conforme a vontade de seu Senhor.
“Dessa forma, os passos do servo não seguirão mais seus próprios caminhos e suas próprias vontades, pois ele estará disposto a renunciar ao que for preciso para cumprir a missão que lhe foi dada. O servo tem uma honra imensa, pois é um cooperador do Altíssimo neste mundo. E, além de possuir a garantia de ter seu esforço reconhecido pelo Pai, terá um futuro glorioso ao Seu lado.”
O Bispo explica que, quando uma pessoa se entrega em total obediência à Direção do Espírito Santo, ela tem o verdadeiro Guia. “Ninguém melhor do que o Eterno Deus para saber o que serve para nós. Por isso, devemos permitir que Ele tome a frente de todas as nossas decisões para não nos prejudicarmos nas escolhas que fizermos.”
A novela Gênesis vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21 horas, na Record TV.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo