Rede aleluia
O que a Bíblia revela sobre a sua alma?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 6 de agosto de 2020 - 14:22


O que a Bíblia revela sobre a sua alma?

Muitas vezes nós falamos que Deus é o nosso Senhor, mas nós não O estamos tendo como prioridade

O que a Bíblia revela sobre a sua alma?

Você tem o hábito de fazer um autoexame espiritual na sua consciência? No episódio 36, da “Sabedoria na prática” (um estudo expositivo feito versículo a versículo), a escritora Núbia Siqueira meditou sobre o tema.

Quando nós recebemos o Senhor Jesus em nossas vidas, permanecemos obedientes aos Seus mandamentos e mantemos os pensamentos focados nEle, o Espírito Santo nos regenera da nossa condição pecadora. Não somos um “cristão nominal”, nós recebemos a natureza dEle.

“O primeiro privilégio que recebemos é essa adoção como filhos. Assim como o Senhor Jesus é Filho, nós fomos adotados nesta família Divina. Passamos a ter o direito de chamar Deus de Pai. E não tem honra maior, privilégio maior. Quando o Senhor Jesus derramou o Seu sangue, Ele liquidou a conta do pecado, Ele pagou por todos os pecados. Claro que nós passamos a usufruir desse benefício somente quando há arrependimento. Sem arrependimento não há remissão de pecados”, explicou Núbia.

Exame sincero

Então, para que o dom do arrependimento, promovido pelo Espírito Santo, possa nos alcançar, precisamos realizar uma autoavaliação sincera da nossa condição espiritual. Como está escrito: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” 1 Coríntios 11:28

“Exame é algo minucioso. Aqui, o Espírito Santo ordena que nós venhamos a nos examinar. Então, se o exame físico mostra a saúde do corpo, o exame espiritual (feito por nós mesmos e à luz do Espírito Santo) mostra a saúde da alma. Muita gente se examina, mas faz um autoexame bem complacente. A pessoa é muito míope para os próprios erros. Ela tem uma visão perfeita, de telescópio, para enxergar os erros dos outros. Mas ela é completamente cega para os seus próprios erros. E nós não somos ordenados, aqui, a sermos detetives da vida alheia. Nós temos que nos examinar, à luz do que a Bíblia diz. Tiago falou que a Bíblia é um espelho (Tiago 1:22-25). Ela reflete a imagem da nossa alma. E ao nos examinarmos, nós temos que ver quem, de fato, o Senhor Jesus tem sido para nós. Muitas vezes nós falamos que Ele é o nosso Senhor, mas nós não O estamos tendo como prioridade”, comentou Núbia.

Desse modo, sem arrependimento, não há o “novo nascimento”, como ensinou Jesus Cristo (João 3:3). Consequentemente, sem o “novo nascimento”, não há espaço para o batismo no Espírito Santo.

Clique aqui e confira, na íntegra, este episódio de “Sabedoria na prática”.

Leia também: Por que é necessário nascer de novo?

Jejum de Daniel

Portanto, é importante que façamos um autoexame espiritual constantemente, para que possamos alcançar o Espírito Santo e mantê-Lo em nossas vidas. Pois, assim, estaremos valorizando o sacrifício que o Senhor Jesus fez por nós na cruz.

Aproveite o “Jejum de Daniel“, vivido em toda a Universal, e faça uma limpeza em seu interior por meio de uma oração sincera. Além disso, medite em conteúdos que vão edificar a sua fé. Você pode acompanhar a série especial sobre o tema “Como receber o Espírito Santo em 21 dias“, disponível na plataforma Univer Vídeo. Confira também o novo livro do Bispo Edir Macedo intitulado “O Ministério do Espírito Santo“.


O que a Bíblia revela sobre a sua alma?
  • Da Redação / Foto: Getty Images 


reportar erro