O que a Bíblia revela sobre a sua alma?

Muitas vezes nós falamos que Deus é o nosso Senhor, mas nós não O estamos tendo como prioridade

Imagem de capa - O que a Bíblia revela sobre a sua alma?

Você tem o hábito de fazer um autoexame espiritual na sua consciência? No episódio 36, da “Sabedoria na prática” (um estudo expositivo feito versículo a versículo), a escritora Núbia Siqueira meditou sobre o tema.

Quando nós recebemos o Senhor Jesus em nossas vidas, permanecemos obedientes aos Seus mandamentos e mantemos os pensamentos focados nEle, o Espírito Santo nos regenera da nossa condição pecadora. Não somos um “cristão nominal”, nós recebemos a natureza dEle.

“O primeiro privilégio que recebemos é essa adoção como filhos. Assim como o Senhor Jesus é Filho, nós fomos adotados nesta família Divina. Passamos a ter o direito de chamar Deus de Pai. E não tem honra maior, privilégio maior. Quando o Senhor Jesus derramou o Seu sangue, Ele liquidou a conta do pecado, Ele pagou por todos os pecados. Claro que nós passamos a usufruir desse benefício somente quando há arrependimento. Sem arrependimento não há remissão de pecados”, explicou Núbia.

Exame sincero

Então, para que o dom do arrependimento, promovido pelo Espírito Santo, possa nos alcançar, precisamos realizar uma autoavaliação sincera da nossa condição espiritual. Como está escrito: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” 1 Coríntios 11:28

“Exame é algo minucioso. Aqui, o Espírito Santo ordena que nós venhamos a nos examinar. Então, se o exame físico mostra a saúde do corpo, o exame espiritual (feito por nós mesmos e à luz do Espírito Santo) mostra a saúde da alma. Muita gente se examina, mas faz um autoexame bem complacente. A pessoa é muito míope para os próprios erros. Ela tem uma visão perfeita, de telescópio, para enxergar os erros dos outros. Mas ela é completamente cega para os seus próprios erros. E nós não somos ordenados, aqui, a sermos detetives da vida alheia. Nós temos que nos examinar, à luz do que a Bíblia diz. Tiago falou que a Bíblia é um espelho (Tiago 1:22-25). Ela reflete a imagem da nossa alma. E ao nos examinarmos, nós temos que ver quem, de fato, o Senhor Jesus tem sido para nós. Muitas vezes nós falamos que Ele é o nosso Senhor, mas nós não O estamos tendo como prioridade”, comentou Núbia.

Desse modo, sem arrependimento, não há o “novo nascimento”, como ensinou Jesus Cristo (João 3:3). Consequentemente, sem o “novo nascimento”, não há espaço para o batismo no Espírito Santo.

Clique aqui e confira, na íntegra, este episódio de “Sabedoria na prática”.

Leia também: Por que é necessário nascer de novo?

Jejum de Daniel

Portanto, é importante que façamos um autoexame espiritual constantemente, para que possamos alcançar o Espírito Santo e mantê-Lo em nossas vidas. Pois, assim, estaremos valorizando o sacrifício que o Senhor Jesus fez por nós na cruz.

Aproveite o “Jejum de Daniel“, vivido em toda a Universal, e faça uma limpeza em seu interior por meio de uma oração sincera. Além disso, medite em conteúdos que vão edificar a sua fé. Você pode acompanhar a série especial sobre o tema “Como receber o Espírito Santo em 21 dias“, disponível na plataforma Univer Vídeo. Confira também o novo livro do Bispo Edir Macedo intitulado “O Ministério do Espírito Santo“.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images