O problema da ansiedade e como vencer esse mal

Em recente estudo, realizado em conjunto com 11 países, o Brasil aparece liderando índices de casos de ansiedade e depressão

Imagem de capa - O problema da ansiedade e como vencer esse mal

O cenário da pandemia trouxe angústias e aflições que têm afetado a saúde mental de muitas pessoas em todo o mundo. Em um recente estudo realizado em conjunto com 11 países, o Brasil aparece liderando índices de casos de ansiedade e depressão. De acordo com o levantamento da Universidade de Ohio, dos Estados Unidos, dos cerca de 1.500 brasileiros entrevistados (maiores de 18 anos) 63% apresentaram relatos de ansiedade e 59%, sintomas de depressão.

No total, 13 mil pessoas foram entrevistadas nestes países: Bulgária, China, Singapura, Espanha, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Macedônia, Malásia e Turquia. Além do Brasil, onde o estudo foi feito com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No País, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia apontado para o problema, apresentando maiores números de incidência de casos, mesmo antes do início da pandemia.

Além de problemas recorrentes à população — o desemprego, o receio de ficar sem moradia e sem comida, a falta de segurança, o medo de assaltos e sequestros — que, normalmente, já causam ansiedade, a pandemia reforçou esse quadro. A ansiedade cresce conforme aumentam os pensamentos de que algo negativo possa acontecer a qualquer momento, por exemplo, a infecção pelo vírus, o sofrimento pela doença e a morte de um ente querido.

A ansiedade começa no pensamento  

Em recente mensagem, no Youtube, o Bispo Renato Cardoso comentou que o problema da ansiedade é que esse sentimento só existe dentro da pessoa que está dando vazão a isso.

“A ansiedade começa no pensamento. A pessoa é bombardeada por pensamentos ruins. Se você está preocupado com alguma coisa, com o temor de que aquilo vai acontecer, começa a já imaginar, sofrer por antecipação. Então, a ansiedade começa com o medo do que será se acontecer o que você teme. Ou o contrário, o que será se não acontecer aquilo que você tanto espera e tanto deseja”, disse.

Ele explicou que a ansiedade é um mal terrível; emocional mas, também, espiritual: “Porque está ligado à mente. E, quando a gente fala de espírito, a gente fala de mente, de pensamentos que dão origem a sentimentos. Sem pensamento não há sentimento. Se você não é capaz de pensar aquilo que alimenta o sentimento, você não vai tê-lo. Então, é um problema que começa na mente, no espiritual.”

O que fazer para vencer esse mal

De acordo ainda com o Bispo, para vencer esse mal, a pessoa deve fortalecer o seu espírito e lavar a sua mente dos pensamentos contrários que suscitam os sentimentos e as sensações de ansiedade. Deve-se cortar pela raiz as informações que alimentam maus pensamentos.

“O que você tem trazido para a sua mente? A Palavra de Deus nos ensina a trazer à nossa mente apenas o que nos traz esperança (…) Eu poderia pensar em coisas ruins se quisesse. Mas, por que eu faria isso? (…) Eu não vou beber dessas informações que vão poluir a minha mente e só provocar ansiedade na minha vida. Então, não é que eu não tenha momentos de pensamentos negativos. Isso vem para todos. Mas, Deus nos deu controle dos nossos pensamentos”, pontuou.

E reiterou: “E o que já está aqui dentro eu posso também determinar. Se eu estou fazendo uma tarefa do dia a dia e, de repente, me vem um mal pensamento, eu tenho o poder de rejeitá-lo e expulsá-lo. Então, se você quer ser curado da ansiedade, comece a fazer isso, a olhar a raiz, os seus pensamentos. Você tem poder para escolher quais informações vão dar vazão à sua mente.”

Mensagens edificantes

Você se identificou com o tema acima e quer receber orientações sobre este e outros assuntos? Acompanhe mais mensagens edificantes nos canais da Universal, como o Youtube.

Ademais, participe hoje mesmo de um encontro de fé. Clique aqui e encontre um templo da Universal mais próximo de você. Confira aqui os horários das reuniões.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images