Os transtornos causados pela ansiedade

Saiba o que fazer para resolver esse problema que, segundo a OMS, atinge quase 20 milhões de brasileiros

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que a ansiedade atinge quase 20 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A modelo malaia Karina Carudim, de 21 anos, sabe bem o que é isso. Mesmo com uma vida aparentemente feliz e realizada, ela desenvolveu um distúrbio de ansiedade. Em um vídeo gravado (que o programa Domingo Espetacular, da Record TV, exibe logo abaixo) mostra Karina no meio de uma crise de ansiedade.

As pessoas tentam ajudar, mas a modelo está ofegante, enquanto alguém pergunta se ela está lhe ouvindo. É algo assustador, porque a jovem tenta respirar e, embora fisicamente pareça bem, no entanto, a crise dá a impressão de que ela está morrendo.

Para o psiquiatra Isaac Efrain, provavelmente passou pela cabeça de Karina algo do tipo: “eu não vou conseguir”, até de uma forma inconsciente.

Mas, o que causa a ansiedade?

O psiquiatra revela que, na maioria dos casos, os motivos estão relacionados às causas genéticas ou emocionais.

“A gente tanto pode ter um neurônio que nasceu excitado e a pessoa trouxe isso da sua genética, como também pode ser por questões psicológicas ou educacionais. Por exemplo: a criança viveu em um ambiente muito inseguro, com um pai agressivo, que batia na mãe, enfim, isso tira a estabilidade da criança e a transforma numa potencial vítima do processo de ansiedade”, explica.

Ainda segundo a reportagem, o Brasil é o país mais ansioso do Planeta. Pelo menos é o que mostra a pesquisa da OMS. Isso equivale a cerca de 9,3% da população, ou seja, 19 milhões de ansiosos espalhados pelo Brasil.

Assista à reportagem completa no vídeo abaixo e entenda mais sobre esse problema:

  

Cura da alma

E se você tem enfrentado esse e outros distúrbios, como a depressão, às sextas-feiras, em toda a Universal, acontece uma oração especial pelas pessoas que sofrem com esses males. Inclusive, que já tentaram de tudo e não sabem mais a quem recorrer. Mas, não se desespere: há uma saída.

Assista no vídeo abaixo o relato de uma jovem que sofria com o problema, mas que obteve a completa transformação após participar de uma dessas reuniões especiais. Acompanhe:

Se estiver em São Paulo, vá ao Templo de Salomão. As reuniões acontecem às 10h, 12h, 15h e 20 horas, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo. Ou procure o endereço mais perto de você, clicando aqui.

(*) Com informações e entrevistas do programa Domingo Espetacular, da Record TV

imagem do author
Colaborador

Ivonete Soares (*) / Foto: Getty Images