O pecado da ansiedade

A escritora Núbia Siqueira ensina como se livrar dela. Entenda

Imagem de capa - O pecado da ansiedade

Considerada por especialistas como o mal do século, a ansiedade tem dominado e assolado, principalmente, os jovens, que estão cada vez mais ansiosos e inquietos.

O assunto foi abordado, recentemente, pela escritora Núbia Siqueira, em uma live transmitida no canal oficial do Godllywood no Youtube.

Para a escritora é preocupante ver que cada vez mais crianças e jovens sofrem com o distúrbio da ansiedade que causa a automutilação e a depressão, e esta última, tem levado muitos deles ao suicídio.

Para a escritora a razão de os jovens estarem extremamente agitados interiormente, impacientes, inquietos, sofrendo, está no excesso de cobranças – internas e externas – que eles recebem.

A ansiedade é um pecado

“Antigamente, a vida da criança era assistir desenho, brincar… Mas hoje elas estão sobrecarregadas.  As crianças estão sendo extremamente cobradas e acabam absorvendo todo sofrimento que acontece em seus lares, porque os pais também estão estressados e ansiosos.  Muitas vezes, vivem essa ansiedade no meio escolar também. Então entram na pré-adolescência e adolescência, carregando essa necessidade de aceitação e de acertar sempre”, destaca Núbia.

Obviamente, ter uma expectativa em relação às coisas novas é totalmente natural. A exemplo de ficar ansiosa na véspera de uma viagem ou no início de um novo emprego. Contudo, é uma reação natural de defesa do corpo humano que não causa dor, sofrimento, não tira a paz. É uma expectativa boa, saudável.

Mas o que os jovens estão vivendo hoje é algo aflitivo, que gera nervosismo e mal-estar. Muitos, inclusive, por conta disso, estão adoecendo.

A escritora destaca ainda que, segundo a Bíblia, a ansiedade é um pecado. Portanto, se você é um jovem cristão, não pode considerá-la um problema qualquer e inofensivo. Pois, ansiedade é sinal de falta de confiança em Deus.

Liberte-se da necessidade de aprovação

Então, é preciso tirar esse peso. Mas como?  Ela convida você a fazer um “detox emocional”.

“Portanto, se livre, se despoje desse desejo de agradar aos seus amigos. Eles não vão dizer sim para você o tempo todo. Você publica algo nas redes sociais e fica  o tempo todo olhando quem curtiu e isso desperta uma ansiedade. Quem tem a curtida de Deus, a aprovação de Deus, não precisa ficar se humilhando, mendigando curtidas desse mundo. Se ninguém curtir a sua foto, mas Deus curte a sua pessoa, se Ele aprova você, isso é o mais importante”, destaca.

Priorize seu bem-estar espiritual

Ela aconselha ainda a não ficar se comparando com pessoas que você segue nas redes sociais, pois isso só vai lhe fazer mal, gerar ainda mais ansiedade e lhe fazer adoecer emocionalmente. Se for preciso pare de segui-las.

Então, se você percebe que ter determinadas pessoas nas suas redes sociais lhe causa ansiedade e insatisfação pessoal, porque você fica desejando a vida que elas têm, pare de ficar atrás dessas pessoas, isso está lhe fazendo mal.  Às vezes, é preciso ser antissocial, mas o que importa é você estar bem.

Escolha estar com as pessoas

Por isso, “abra mão de tudo aquilo que promove a ansiedade”, orienta Núbia. Se o seu hábito de ficar o tempo todo no celular está lhe fazendo mal, tenha coragem de deixá-lo de lado, coloque regras para você ser uma pessoa feliz. “Escolha estar com os amigos, conversar olho no olho, escolha ler um bom livro. Descanse sua mente”, diz.

Ela continua dizendo que o mais importante da vida são os relacionamentos. “Do que adianta você correr de um lado para outro se você não dá atenção às pessoas. Se você não valoriza os relacionamentos, está desperdiçando a sua vida”, conclui.

Jejum de Daniel

Aproveite o Jejum de Daniel para se desintoxicar. Durante esse período fique longe das redes sociais, da internet, dos noticiários. Desconecte-se do mundo e se conecte com Deus, Você se sentirá muito mais leve, saudável e feliz.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images