O papai noel só deixava a meia (lembranças de natal)

Imagem de capa - O papai noel só deixava a meia (lembranças de natal)

Quando o ser humano não crê em Deus, crê em qualquer coisa e até em Papai Noel. Quando o ser humano não conhece a Deus, ele tem a tendência de criar deuses para si, até porque ele tem que fazer algo com a fé que o Próprio Deus colocou dentro dele.

Deus orienta as pessoas a se desfazerem de crenças e costumes vazios de Deus e que o levam para longe dEle, como idolatria e deuses de pau. Aliás, o primeiro grande mandamento foi exatamente esse: “não terás outros deuses diante de mim”. Mas o ser humano tem essa inclinação a adorar e fazer deuses para si. O Natal está chegando e exemplifica isso. Nesta época, as crianças são incentivadas a acreditarem em Papai Noel.

Quantas vezes eu esperei esse tal “bom velhinho” e ele nunca veio. Eu tirava notas boas na escola, era comportado, mas não recebia a visita do Papai Noel. Se passava, ele não deixava presentes. Só a meia mesmo. E esse tipo de fé em algo que não existe acompanha as pessoas até a vida adulta. Muitas pessoas celebram o Natal sem nem saber o que estão celebrando. Elas montam a árvore, fazem a lista de presentes, preparam a ceia, etc.

Veja bem: não é errado reunir a família para um almoço ou uma comemoração, mas a verdade é que as pessoas estão sendo levadas pelas ondas da tradição, da cultura e nem sabem o que estão fazendo ou comemorando. Algumas até se lembram de que “Natal é o nascimento de Jesus”, mas ninguém sabe o dia em que Jesus nasceu. Ao que tudo indica, foi em março ou abril. E, ainda que soubéssemos a data, Jesus nunca mandou comemorar o nascimento dEle. Nunca! Ao contrário: Ele nos orientou a comemorarmos Sua morte, pois foi ela que mudou nossa vida e a história da Humanidade. Quem conhece a Deus sabe que isso é uma festa pagã e, por isso, não deve ter lugar na vida cristã, mas as crendices do mundo se infiltram na pessoa, na igreja, na fé, no cristianismo, etc.

Preste atenção: não é para sair por aí condenando quem celebra o Natal. Estou sugerindo que você olhe para si mesmo e perceba se é mais influenciado pelo mundo do que por Deus. Você não pode se deixar levar pela cultura do mundo, mas deve ser sábio e compreensivo. O cristão compreende o incrédulo que não conhece a Deus e busca oportunidades para levar a Palavra de Deus e não para criticar. E, mesmo que você esteja cercado por pessoas que creem em tradições mirabolantes que foram surgindo ao longo dos séculos, não se deixe levar. Deposite sua fé em Deus, pois, se não fizer isso, certamente criará outros deuses para canalizar a sua fé.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: /getty images