O orgulho do rei Nabucodonosor

Saiba o que aconteceu com ele

Imagem de capa - O orgulho do rei Nabucodonosor

A transformação do rei babilônico Nabucodonosor (interpretado pelo ator Heitor Martinez) em um animal feroz deu o que falar entre os telespectadores da novela bíblica O Rico e Lázaro, exibida pela RecordTV, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30.

Daniel (Gabriel Gracindo), governador da Babilônia, um dos homens de maior confiança do rei, foi chamado à sala do trono para revelar, mais uma vez, um sonho que o rei Nabucodonosor teve.

Guiado por Deus, ele aconselha o rei que, caso não se volte para Deus, arrependendo-se dos maus caminhos, o decreto do Altíssimo se cumprirá na vida dele, como menciona a Bíblia Sagrada, em Daniel 4:32:

Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.”

Nabucodonosor, por sua vez, orgulhoso e cheio de si, não quis dar ouvidos às orientações do próprio Deus; preferiu o mundo inteiro aos seus pés e toda a glória que tinha. Por esse motivo, a profecia se cumpriu, como você pode assistir no vídeo, clicando aqui.

Semente maligna

O orgulho é a origem de todos os pecados da humanidade e o mais nocivo deles. Foi por causa dele que Lúcifer perdeu a posição de querubim da guarda ungido e se tornou o diabo, que logo achou um jeito de plantar essa semente maligna no coração do homem.

Não é por acaso que, constantemente, nos deparamos com pessoas assim: arrogantes, cheias de si, prepotentes, altivas, que se julgam superiores às demais. A convivência com elas se torna muito difícil. Nabucodonosor exemplifica bem esse tema.

Assim também tem sido na vida de muita gente, ou seja, insiste em fazer o que bem entende e, apesar de alertada e orientada a mudar o comportamento, não aceita dar ouvidos à voz de Deus, aos conselhos do Alto, àquilo que Deus orienta em Sua Palavra.

O Bispo Edir Macedo esclarece que enquanto a humildade é a base do caráter de Deus e daqueles que nasceram dEle, o orgulho é a base do caráter do diabo e daqueles que nasceram da carne.

Lúcifer era perfeito, cheio de sabedoria e formosura, mas deixou seu coração se encher de orgulho e desejou ser semelhante ao Altíssimo. Por conta disso, foi expulso do céu.

É o que acontece com muitos que alcançam sucesso e poder. Ao conquistar uma posição de destaque, essas pessoas começam a se vangloriar e a desprezar os demais. O grande problema é que dificilmente a pessoa orgulhosa se reconhece nessa condição. E aí está a razão da sua autodestruição, uma vez que, se não há reconhecimento do erro, não há arrependimento. Sem arrependimento, não há Salvação.

Para saber o que acontecerá com o rei Nabucodonosor não perca os próximos capítulos de O Rico e Lázaro.

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares e Jeane Vidal / Fotos: Reprodução da internet