O líder e o servo

"Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel e ocupar a mais alta posição de liderança da nação. E sobre esse contexto, aqui vai uma pergunta: o verdadeiro líder serve ou é servido?"

Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel e ocupar a mais alta posição de liderança da nação — para a surpresa de muitos e decepção de outros. E sobre esse contexto, aqui vai uma pergunta: o verdadeiro líder serve ou é servido?

Não seria novidade se disséssemos que os padrões atuais estão distorcidos. E nesta mesma linha, a figura de um líder genuíno também não fica fora do pacote. Afinal, confunde-se quem pensa que a posição de liderança está associada ao conforto.

Contrário a isso, está intimamente ligada ao sacrifício diário, uma vez que aquele que ocupa tal função, pré-figura a imagem do próprio Deus. Em outras palavras, é aquele que vai à frente; quem escuta com paciência; quem guia; quem amortece a dor dos que estão abaixo. Em resumo: é quem mais sacrifica e menos vive para si.

Por isso, distorcer o papel da liderança é tão arriscado. Porque, fazendo assim, ela passa a ser almejada por aventureiros, quando, na prática, ela é sacrifício em toda a sua essência e uma escolha que vem do Alto.

Não se engane: quem lidera, serve.

imagem do author
Colaborador

BLOG DE REIS | Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV