O jejum que não agrada a Deus

Confira a explicação, exibida durante recente edição do programa Obreiros em Foco

Imagem de capa - O jejum que não agrada a Deus

Durante o Obreiros em Foco desta quarta-feira, 13 de outubro, uma internauta perguntou [por meio do WhatsApp do programa] como se caracteriza um “jejum que não agrada a Deus”, descrito na Bíblia, no livro de Zacarias 7.

“Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?” Zacarias 7:5

Essa é uma dúvida que pode gerar discussões distintas, mas o Bispo Antônio Carlos (que esclareceu a dúvida, durante participação no programa) ressaltou o que, de fato, deve ser evitado ao realizar um jejum. Sendo esta uma ação que tem como princípio a consagração ao Senhor, por meio de alguma privação carnal. “Temos que fugir da hipocrisia e o jejum precisa ser transparente e sincero”, disse.

Ele ainda ensinou a necessidade de evitar a falsidade e uma atitude que tenta demonstrar o que, na verdade, não é. “O próprio Senhor Jesus se referiu à questão do jejuar em que não devemos ficar contristado, [ou seja] mostrar o semblante caído”, explicou. “Pois, o jejuar é para Deus e, para isso, precisa haver uma sinceridade”, completou.

Dureza do coração

No mesmo trecho bíblico ensina que os que não realizam o jejum com franqueza e honestidade são comparados com a dureza de um diamante, ou seja, praticamente impossível de ser quebrado. Veja:

“Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.” Zacarias 7:12

Sobre isso, o Bispo Antônio destacou que quem faz o jejum somente para aparecer para os outros – e não como consagração para Deus – é tão rígido e inflexível como a pedra de diamante, um dos elementos mais duros da natureza.

Aproveitando a pergunta, o Bispo Júlio Freitas lembrou o propósito dos três dias de concordância em oração e jejum, iniciado nesta quinta-feira, 14 de outubro, seguindo até sábado (16). Procure uma Universal mais próxima de você e participe!

O programa Obreiros em Foco é realizado pelo Bispo Júlio Freitas e exibido de segunda a sábado, às 22h, pelo Facebook, pelo canal no YouTube, pela Rede Aleluia de rádio ou pelo canal 21 da TV aberta. Acompanhe!

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock