O homem omisso não prospera

Mude a atitude pautada no “tanto faz” para a de “alguém que faz”

Imagem de capa - O homem omisso não prospera

Vivemos tempos em que muitos homens demonstram pouca ou nenhuma atitude até para resolver as tarefas cotidianas mais simples. Quando surge algum problema doméstico, como uma goteira, eles tendem a adiar a solução até que a situação se agrave mais ou o telhado caia. Esse comportamento também se reflete nos relacionamentos, quando é comum que deixem todas as decisões nas mãos da parceira. Perguntas simples como o que comer no almoço recebem respostas evasivas como “tanto faz” ou “você decide”.

Consequências

A mulher, muitas vezes, precisa sugerir passeios ou tomar decisões sozinha, pois o homem prefere se omitir a expressar sua opinião em assuntos que vão aumentando a escala de importância. Essa postura passiva pode gerar conflitos no relacionamento, especialmente quando a parceira cobra mais envolvimento. Em alguns casos, o homem reage com grosseria ou continua indiferente. No ambiente profissional, essa atitude também é prejudicial, pois engloba desde a falta de proatividade e de empatia até o comprometimento de oportunidades que poderiam representar o crescimento na carreira.

Atitudes concretas

Contudo mudar de atitude envolve participar mais das decisões, por meio do diálogo e da troca de ideias. Essa postura, quando adotada em casa, tende a se refletir positivamente também no ambiente de trabalho e em todos os aspectos da vida. Para manter uma relação saudável, é essencial que o homem demonstre interesse e aja de forma concreta. Tomar decisões, propor soluções e dialogar com a parceira são formas de fortalecer o vínculo. A ausência desse envolvimento pode levar ao desgaste da relação e até ao seu fim.

Definição

O mundo pode até oferecer opiniões conflitantes sobre o que significa ser um homem de verdade, mas a Bíblia, em sua infinita sabedoria, aponta o caminho para chegarmos a uma definição. A passagem em 1 Coríntios 16:13, por exemplo, é clara: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos”. O Bispo Edir Macedo fez a seguinte análise na Bíblia Fiel e Comentada: “Quem anda em Espírito terá discernimento e não cairá nas astutas ciladas do mal”.

Evolução

Para deixar de ser um homem que se pauta na atitude do “tanto faz” para a de “alguém que faz”, o exemplo a seguir é, obviamente, o Senhor Jesus. Ele era gentil, mas também firme em suas convicções, pois sempre seguiu as determinações do Pai.

Assim, fica fácil entender que o homem precisa deixar de reclamar da perda de espaço e ir à luta. Ele deve também ser adaptável às mudanças para não ficar estagnado. E, se ele decidir mudar com Deus, essa transformação se manifestará naturalmente. O importante é agir com autenticidade e constância, mostrando evolução por meio de suas atitudes.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Gettyimages