O erro na doutrina da “graça”: Bispo Macedo explica

Muitas pessoas têm sido enganadas por esse ensinamento falso

A fé inteligente é racional. Ou seja, a pessoa medita sobre o que está escrito na Palavra de Deus. Por outro lado, a fé emotiva tem sido uma grande ferramenta do diabo para enganar as pessoas. Um exemplo muito comum que encontramos por aí é a ideia da “graça barata”. O problema é que essas passagens bíblicas são tiradas do contexto e usadas de maneira solta para ensinar o errado.

O que observar:

É importante que os cristãos fiquem atentos, porque o diabo é capaz de usar até mesmo passagens bíblicas para distorcê-las e apresentá-las de maneira errada. A ideia da “doutrina da graça” vem do versículo: “E disse-me: A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Coríntios 12:9).

  • Sobre o tema, o Bispo Edir Macedo explicou: “O diabo criou essa farsa: ‘A Minha graça te basta’. Ele pegou um textozinho, umas palavras bíblicas. Vamos entender o que significa ‘a Minha graça te basta’. O apóstolo Paulo tinha um grande problema. Qual era o problema dele? O problema dele surgiu das revelações gloriosas que ele teve de Deus. Ele subiu ao terceiro Céu. Paulo viu coisas que ele não podia nem exprimir. Ele ouviu palavras que não podia nem exprimir”.
  • Assim, o Bispo continuou: “Para que Paulo não caísse no pecado do orgulho, então, Deus permitiu que ele tivesse um ‘espinho na carne’ enviado de Satanás (2 Coríntios 12:7). Ele não sabia. Ele estava reclamando e lutando contra aquele espinho. Ele orou a Deus três vezes para tirar o espinho, mas Deus não o removeu. Então, Deus lhe respondeu: ‘Meu filho, a Minha graça te basta. Continua com esse espinho aí, para que você mantenha-se na fé, pela fé, e venha tomar posse da vida eterna’. Deus disse: ‘A Minha graça te basta. Mesmo que você esteja com este espinho, Eu não vou tirar. O meu favor te basta’. Então, Paulo não estava em pecado. Ele não vivia em pecado para que viesse aquele espinho. Paulo estava em uma excelente situação espiritual. Mas, para que ele não se orgulhasse, então Deus permitiu que o diabo lhe colocasse um espinho na carne”.

A mentira contada pelo mal:

Assim, há pessoas que têm interpretado esse trecho das Escrituras de maneira equivocada. Elas pensam que a graça concedida por Deus é uma “permissão” para se viver no pecado. A ideia seria: “Pode pecar que está tudo bem, porque a graça vai isentar”. Isto é uma grande mentira inventada pelo diabo.

  • “A maioria dos que dizem crer em Deus, falam: ‘Deus me conhece. Ele tolera a minha situação. Ele sabe as minhas fraquezas. Como se Deus tolerasse os pecados. Só que a pessoa está descendo para o inferno. E essa é a razão delas se encontrarem caídas, prostradas, abatidas. A fonte delas não existe. O que tem nelas é um poço de perdição, de pecados. Porque as pessoas se confortam com essa frase que foi dada em uma situação para uma pessoa que tinha espinho por conta das revelações que Deus havia dado. Ora, não caia nessa fé emotiva, que nada tem a ver com a fé bíblica, inteligente e racional. Quando você lê a Palavra, você tem que raciocinar o que ela quer dizer. Pesar, avaliar”, apontou o Bispo.

Conclusão:

Na fé emotiva, a pessoa se conforma com os próprios pecados e a vida dela vai para o mal. Ela precisa ter fé para sacrificar os pecados dela, sacrificar o falso bem-estar promovido pelo pecado. A verdade dói, mas liberta.

Acompanhe esta mensagem na íntegra, no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock