O dilema de Gabriela: quando se vive numa prisão emocional

A história de Paulo e Gabi, na série Paulo – O Apóstolo, mostra que insistir em um amor impossível impede o recomeço. Leia e reflita

Imagem de capa - O dilema de Gabriela: quando se vive numa prisão emocional

Encerrar um relacionamento nunca é fácil, mas insistir em um amor impossível pode se tornar uma prisão emocional. Na série Paulo, o Apóstolo, a personagem Gabriela retrata muitas mulheres que sofrem para esquecer alguém que não corresponde ao seu amor. Sua luta mostra como o apego ao passado desvaloriza, impede o recomeço e fecha as portas para novas oportunidades de felicidade.

Quando se mendiga amor, perde-se valor:

Na trama, Gabriela afirma que tenta esquecer Paulo, mas suas atitudes mostram o contrário: ela busca notícias, procura estar perto dele e alimenta constantemente as lembranças, mesmo sabendo que não existe futuro entre eles.

Essa insistência se torna tão evidente que seu irmão Natanael a confronta: “Você insiste em se desvalorizar como se ele fosse a única pessoa desse mundo. Todas as vezes que mendiga o amor dele, você se diminui. Você é uma mulher tão linda, inteligente, temente a Deus. Por que não vai ajudar a Suzana?”

A fala resume o grande erro de Gabriela: colocar toda a sua energia em um amor unilateral, em vez de investir em si mesma e em ajudar outras pessoas.

A experiência de Gabriela ecoa uma lição que a escritora Cristiane Cardoso compartilha no livro Casamento Blindado. Em meio a uma crise conjugal, ela buscou orientação do pai, Bispo Edir Macedo, que a alertou: “Você está mendigando o amor do seu marido, e nenhum homem gosta de mulher que se desvaloriza. Você tem valor, não pode se diminuir por causa dele.”

Esse conselho mudou sua vida, mostrando que nenhuma mulher deve colocar o parceiro em um pedestal a ponto de perder sua identidade.

Para esquecer é preciso querer:

Mais tarde, após o rompimento com Prócoro, Gabriela confessa que tentou esquecer Paulo, mas não conseguiu. É então que Suzana e Thiago a fazem enxergar a realidade:

“Você não quer esquecer, porque faz de tudo para se lembrar dele. Paulo não é seu, ele é de Deus. Entregue esse sentimento a Ele e seja também dEle, de corpo, alma e espírito.”

Essa fala traz a essência da transformação que Gabriela precisava viver: entender que insistir em um amor impossível não apenas lhe causa dor, mas também a afasta da vontade de Deus para sua vida.

Conclusão:

A história de Gabriela mostra que insistir em um amor impossível é desperdiçar tempo e energia. Assim como ela precisou aprender, toda mulher deve entender que sua felicidade não depende de alguém que não a valoriza. Quando há autovalorização, fé e disposição para recomeçar, o coração se liberta para viver um amor saudável e verdadeiro.

Dicas para superar e abrir o coração para um novo amor

Na Terapia do Amor, os professores Renato e Cristiane Cardoso ensinam princípios práticos e espirituais que ajudam a vencer a dor de um término e preparar o coração para um novo começo. Veja alguns deles:

  • Valorize-se: pare de mendigar afeto; reconheça sua importância.
  • Desative gatilhos do passado: não alimente lembranças que só trazem dor.
  • Perdoe e entregue a Deus: libere mágoas e confie no cuidado divino.
  • Invista no bem: ocupar-se em ajudar outras pessoas fortalece a alma.
  • Abra-se para o futuro: quando o coração está curado, o amor verdadeiro encontra espaço para florescer.

Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, nos seguintes horários e locais:

  • Catedral do Brás (Av. Celso Garcia, 499) – às 7h, 10h, 12h e 15h.
    • Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605) – às 20h.

Para saber os horários e endereços em outras localidades, clique aqui.

 

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Divulgação