O cristão pode ficar?

Saiba se esse tipo de envolvimento agrada ou não a Deus

Imagem de capa - O cristão pode ficar?

Nos dias de hoje, as definições de relacionamento estão muito amplas. Geralmente, as pessoas não estão simplesmente solteiras, namorando ou casadas: também podem estar ficando, enroladas, em um relacionamento aberto, saindo com alguém, morando junto, e por aí vai. Vemos casais investindo pesado na intimidade física, mas muito pouco em se conhecer de verdade.
Vivendo em uma sociedade em que esse tipo de atitude é comum e normal, porém, muitos cristãos – principalmente os jovens – não sabem se esse é o caminho certo. Ao mesmo tempo em que sentem vontade de ir para o mesmo lado, têm dúvidas se isso é ou não da vontade de Deus.
Na Bíblia não encontramos um mandamento dizendo “não fiqueis”,  mas quando você conhece o caráter do Senhor Jesus, entende que aqueles que desejam segui-lO, devem praticar e valorizar coisas como respeito, fidelidade e compromisso, algo bem diferente do simplesmente “ficar”, que é passageiro.
Para que serve o namoro?
Para começar a adequar sua vida amorosa com a vontade do Senhor, você deve saber qual é o verdadeiro objetivo de um relacionamento. “É descoberta, a busca e a troca do máximo de informações para tomar uma decisão inteligente sobre o futuro do relacionamento, para determinar se ela é a pessoa adequada para um futuro casamento ou não”, explica o apresentador Renato Cardoso no livro “Namoro Blindado”.
Alguns podem até pensar que isso é coisa do passado, mas entenda que os tempos mudam, os costumes culturais variam, mas os valores jamais envelhecem. Quem não gosta de respeito, admiração, cuidado, segurança, seriedade, responsabilidade e compromisso?
Infelizmente, o sistema que temos nos dias de hoje não promove esses valores, mas Renato aconselha que os que desejam seguir os padrões bíblicos em sua vida amorosa devem buscar oportunidades para explorar o que está dentro do outro. “Chegará um momento em que nem o sexo será o mais importante, mas a amizade e a companhia. A pessoa dentro daquele corpo é a que você quer passar o resto da sua vida?”, questiona.
Vencendo os desejos
Mesmo com a consciência da real vontade de Deus para sua vida, os jovens ainda precisam lutar contra sua carne, que pede o que o mundo tem a oferecer. De acordo com Renato, é normal sentir vontade de ficar, mas temos o poder de dominar esse desejo. “Se formos dar vazão a todos os nossos desejos, sem freio ou equilíbrio, nos tornamos como animais ou pior. Agindo assim, seremos propensos a cometer erros e exageros na vida, que poderão ter sérias consequências”, afirma.
Para aprender mais sobre como conduzir sua vida amorosa, participe dos encontros da Terapia do Amor, que acontecem às quintas-feiras, na Universal. Encontre o endereço mais próximo da sua casa clicando aqui.
Em São Paulo você pode assistir no Templo de Salomão, que fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás. Os horários são às 10h, 15h e 20h.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: iStock