O conhecimento incha
Muitas pessoas vivem, atualmente, com ansiedade, estresse, preocupações e todo tipo de sentimento ruim, pois focam naquilo que os provoca. Nossos pensamentos e sentimentos são produzidos pelas informações que trazemos para a nossa mente e que buscamos em nossas memórias. Então, um pensamento nunca “vem do nada”. Ele já estava dentro de nós por conta de alguma memória, de uma situação que estamos vivendo, de informações que lemos ou de algo que ouvimos, por exemplo.
A mesma coisa acontece com os sonhos: a própria Bíblia afirma que os sonhos vêm do muito se preocupar (Eclesiastes 5:3). Então, quando você está ansioso e preocupado, é muito provável que, ao dormir, tenha algum sonho relacionado ao que esteja vivendo. Dessa forma, se você quer vencer, precisa avaliar qual é o tipo de informação que tem trazido para a sua mente.
Normalmente, as pessoas gastam muito tempo com redes sociais, deslizando os dedos “pela tela infinita”, vendo informações que não as ajudam em nada – inutilidade também que é trazida à mente muitas vezes por conversas fúteis ou até fofocas com outras pessoas.
O profeta Jeremias, em Lamentações 3:21, disse que ele escolhia trazer à sua mente apenas aquilo que lhe dava esperança. Ou seja, ele decidia não pensar naquilo que o desesperasse, abatesse ou o entristecesse, mas, sim, no que o fazia crer em um amanhã melhor. E esse é um ótimo conselho para qualquer pessoa: traga à sua mente aquilo que lhe traz paz e esperança.
O apóstolo Paulo afirmou à Igreja de Corinto, como lemos em 1 Coríntios 8:1-2, que “… O conhecimento incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber”.
Ou seja, nem tudo o que você toma conhecimento é realmente válido, pois o conhecimento incha. Quando o seu corpo está inchado, você fica desconfortável e é necessária uma reavaliação da sua alimentação. E, assim como acontece com o corpo, também deve ser com a mente. Imagine um cérebro inchado de conhecimento inútil, ansiedade, preocupações, más notícias, mentiras, fofocas e tudo o que não presta e produz desesperança.
E, quando Paulo diz que o amor edifica, ele reforça a necessidade de praticar o bem, evidente nas Escrituras. Então, ao buscar o único conhecimento que transforma, o da Palavra de Deus, você cuida de si enquanto abençoa o seu próximo.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo