Rede aleluia
O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 3 de dezembro de 2020 - 22:32


O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 

Um dos perigos da depressão é que ela pode levar ao suicídio. Saiba como buscar ajuda para o problema, seja para você ou para um familiar

O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 

Os perigos da depressão são muitos e vêm se agravando entre a população do mundo todo. Não somente neste cenário de pandemia, quando os quadros de ansiedade e transtornos mentais têm aumentado, mas, em relação a uma tendência já estimada, por exemplo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há cerca de 10 anos, a OMS apontava que até 2030, a depressão se tornaria a doença mais comum do mundo, afetando mais indivíduos do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Epidemia silenciosa

De fato, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Ela é um transtorno mental frequente e é também a principal causa de incapacidade, o que pode levar uma pessoa a, além de todo o sofrimento, ainda ter disfunções no trabalho, na escola ou no meio familiar.

No Brasil, 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população) sofrem com esse problema. Segundo a OMS, somos o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

A depressão já é considerada uma epidemia silenciosa, e também pode levar ao suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa morre por essa causa que, por sua vez, também é a segunda principal causa de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos.

Um pedido de socorro

“Ninguém sabe, mas eu ‘tô’ muito mal. Quero me jogar do prédio, mas eu não consigo. Então, não é brincadeira, não. Eu ‘tô’ muito mal. Alguém vem me ajudar!”. Esse foi o apelo recente de um jovem nas suas redes sociais. O modelo Tiago Ramos, conhecido como ex-padrasto do jogador de futebol Neymar, compartilhou vídeos ameaçando tirar a própria vida mais de uma vez. Visivelmente alterado, ele deixou fãs, amigos e familiares muito preocupados.

Assista ao vídeo abaixo e veja o que aconteceu:

O quadro depressivo do modelo retrata uma situação que, infelizmente, tem se tornado muito comum. A depressão acaba afetando não somente o indivíduo oprimido pela condição, bem como todos ao seu redor. Geralmente é a família quem mais sofre.

Buscar ajuda espiritual

A piora da saúde mental de uma pessoa ocorre por múltiplos fatores, como medo e ansiedade. Contudo, é importante observar que esses e outros males emocionais, muitas vezes, são doenças originadas na alma. Por isso, também é necessário buscar ajuda espiritual.

Em uma de suas postagens, o Bispo Edir Macedo falou a respeito da depressão, ressaltando que ela “não é uma fatalidade nem uma condenação. A depressão é o estado de desespero da alma”.

Se você está passando por esses problemas, ou conhece quem esteja, e não sabe como encontrar uma saída para eles ou ajudar, participe de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz e a de seu familiar.

Compareça nesta sexta-feira a uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive, a depressão. Trata-se da Sessão do Descarrego. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece em cinco horários: às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Caso esteja em outras localidades, encontre o endereço mais perto de sua casa.

Ademais, se você sofre com a depressão ou conhece alguém que padece deste mal pode entrar em contato com o projeto “Depressão tem Cura“. Você pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou enviar uma mensagem pelo Instagram do grupo.


O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 
  • Redação / Foto: Getty Images 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro