O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 

Um dos perigos da depressão é que ela pode levar ao suicídio. Saiba como buscar ajuda para o problema, seja para você ou para um familiar

Imagem de capa - O apelo de um jovem com quadro depressivo nas redes sociais 

Os perigos da depressão são muitos e vêm se agravando entre a população do mundo todo. Não somente neste cenário de pandemia, quando os quadros de ansiedade e transtornos mentais têm aumentado, mas, em relação a uma tendência já estimada, por exemplo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há cerca de 10 anos, a OMS apontava que até 2030, a depressão se tornaria a doença mais comum do mundo, afetando mais indivíduos do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Epidemia silenciosa

De fato, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Ela é um transtorno mental frequente e é também a principal causa de incapacidade, o que pode levar uma pessoa a, além de todo o sofrimento, ainda ter disfunções no trabalho, na escola ou no meio familiar.

No Brasil, 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população) sofrem com esse problema. Segundo a OMS, somos o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

A depressão já é considerada uma epidemia silenciosa, e também pode levar ao suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa morre por essa causa que, por sua vez, também é a segunda principal causa de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos.

Um pedido de socorro

“Ninguém sabe, mas eu ‘tô’ muito mal. Quero me jogar do prédio, mas eu não consigo. Então, não é brincadeira, não. Eu ‘tô’ muito mal. Alguém vem me ajudar!”. Esse foi o apelo recente de um jovem nas suas redes sociais. O modelo Tiago Ramos, conhecido como ex-padrasto do jogador de futebol Neymar, compartilhou vídeos ameaçando tirar a própria vida mais de uma vez. Visivelmente alterado, ele deixou fãs, amigos e familiares muito preocupados.

Assista ao vídeo abaixo e veja o que aconteceu:

O quadro depressivo do modelo retrata uma situação que, infelizmente, tem se tornado muito comum. A depressão acaba afetando não somente o indivíduo oprimido pela condição, bem como todos ao seu redor. Geralmente é a família quem mais sofre.

Buscar ajuda espiritual

A piora da saúde mental de uma pessoa ocorre por múltiplos fatores, como medo e ansiedade. Contudo, é importante observar que esses e outros males emocionais, muitas vezes, são doenças originadas na alma. Por isso, também é necessário buscar ajuda espiritual.

Em uma de suas postagens, o Bispo Edir Macedo falou a respeito da depressão, ressaltando que ela “não é uma fatalidade nem uma condenação. A depressão é o estado de desespero da alma”.

Se você está passando por esses problemas, ou conhece quem esteja, e não sabe como encontrar uma saída para eles ou ajudar, participe de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz e a de seu familiar.

Compareça nesta sexta-feira a uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive, a depressão. Trata-se da Sessão do Descarrego. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece em cinco horários: às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Caso esteja em outras localidades, encontre o endereço mais perto de sua casa.

Ademais, se você sofre com a depressão ou conhece alguém que padece deste mal pode entrar em contato com o projeto “Depressão tem Cura“. Você pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou enviar uma mensagem pelo Instagram do grupo.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images