Casos de depressão disparam no Brasil durante a pandemia

Quem sofre mais com esse cenário são as mulheres. Saiba como buscar ajuda para o problema

Imagem de capa - Casos de depressão disparam no Brasil durante a pandemia

O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas tem sido alvo de muitas pesquisas. De acordo com o estudo feito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) — e publicado pela revista científica The Lancet –, os casos de depressão aumentaram 90% em mais de 23 estados brasileiros. Ainda conforme o estudo, o número de pessoas que relatou sintomas como ansiedade e estresse agudo também disparou. Já no início da quarentena, de 8,7 para 14,9.

Além disso, outro dado que chama atenção é o volume de buscas na internet sobre dicas de como lidar com a ansiedade. Em 2020, esse número já superou as pesquisas do acumulado dos 10 anos anteriores. O isolamento social, o medo do novo coronavírus, o luto e a ameaça do desemprego são alguns dos responsáveis sobre esses efeitos nas pessoas, que geraram uma disparada de casos de depressão e ansiedade nos brasileiros nos últimos meses.

“O que faz a gente ficar ansioso é o medo do desconhecido e o que vai acontecer no futuro. E, as consequências do que têm acontecido é uma perda de qualidade do trabalho e, em especial, da qualidade de vida. A gente tem visto esses danos colaterais que o novo coronavírus tem trazido para a saúde, em especial, a mental e neurológica”, disse o médico neurocirurgião Júlio Pereira, em entrevista ao programa “Hoje em Dia”, exibido recentemente pela Record TV.

As mulheres sofrem mais

Outro levantamento recente também apontou que a pandemia deve predispor a população ao aumento de distúrbios como ansiedade, depressão e insônia. Segundo os resultados do estudo, realizado por pesquisadores da Instituição São Leopoldo Mandic, de Campinas-SP, quem sofre mais com esse cenário são as mulheres. Elas apresentaram maiores níveis de ansiedade (o dobro em relação aos homens), depressão e sono ruim provocados pela pandemia.

O estudo “Impacto da Covid-19 no sono e na saúde mental dos brasileiros” contou com cerca de 2.700 participantes, maiores de 17 anos, que estavam no Brasil no período da quarentena.

Assista ao relato de uma mulher que por anos sofreu com uma depressão profunda e chegou a tentar o suicídio. Simone conta que era uma pessoa totalmente amargurada, não conseguia dormir e não tinha qualidade de vida alguma. Ela foi internada em uma clínica psiquiátrica, mas, por pouco tempo. Nesse ínterim, ouviu falar das reuniões de libertação que aconteciam todas as sextas-feiras na Universal e resolveu dar uma chance para si própria. Conheça essa história.

Encontro de fé

A piora da saúde mental de uma pessoa ocorre por múltiplos fatores, por exemplo, o medo. Contudo, é importante observar que esses e outros males emocionais, muitas vezes, são doenças originadas na alma. Por isso, é necessário buscar também por ajuda espiritual.

Se você está passando por esses problemas e não sabe como encontrar uma saída para eles, participe de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz.

Compareça nesta sexta-feira a uma reunião especialmente dirigida a quem sofre com problemas espirituais, inclusive, a depressão. Trata-se da Sessão do Descarrego. No Templo de Salomão, em São Paulo, ela acontece em cinco horários: às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Caso esteja em outras localidades, encontre o endereço mais perto de sua casa.

Ademais, se você sofre com a depressão ou conhece alguém que padece deste mal pode entrar em contato com o projeto “Depressão tem Cura“. Você pode solicitar um atendimento ou uma visita pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou enviar uma mensagem pelo Instagram do grupo.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images