Networking para a vida

O que essa ação significa e qual a importância dela para sua carreira ou negócio?

Imagem de capa - Networking para a vida

Existem muitos fatores que contribuem para a ascensão na sua carreira, seja você um colaborador, seja um empreendedor. Ser ousado e competitivo, acreditar no sucesso, valorizar o trabalho em equipe e praticar a educação financeira são alguns deles, mas fazer networking também é fundamental. Essa palavra inglesa, que surgiu na década de 1990 com a globalização, significa trocar conhecimentos e experiências com o objetivo de gerar oportunidades e criar soluções para parceiros e clientes.

Relações que você constrói
Para Rosana Marques, psicóloga e consultora da Croma Recursos Humanos, organização que conecta empresas e talentos em diversas áreas, o networking nada mais é do que uma rede de contatos que é preciso alimentar durante toda a vida. “Alguns acreditam que ele é baseado somente em relações profissionais, mas não é. Ele se baseia também em relações que você constrói na faculdade, na sua vida pessoal, por meio de grupos de afinidade e obviamente no trabalho. O networking o ajuda a crescer profissionalmente e pessoalmente e é formado por pessoas que podem dar a você bons insights e gerar contatos comerciais para você”, explica.

Eventos e conteúdos interessantes
De acordo com Rosana, participar de encontros ligados ao que você busca ajuda a criar essa rede. “Participar de eventos presenciais, de grupos, contribuir, ajudar, tudo isso faz com que você trabalhe sua marca e faz com que as pessoas entendam como você pode gerar valor para a realidade delas. Por isso, é muito importante que saibamos nos relacionar e agregar valor para fomentar cada vez mais o nosso networking. O primeiro passo é você buscar ser realmente uma pessoa interessante, com conteúdo. Isso vai gerar um repertório para você e com certeza vai impulsionar as suas falas”, analisa.

Atividade sem fim
A consultora explica que o netwoking é uma atividade que nunca cessa. “Não adianta você só adicionar uma pessoa ou contato e achar que isso é fazer networking. O networking é muito mais: precisamos ter realmente o interesse genuíno, verdadeiro, pelas pessoas e buscar contribuir não só quando estamos precisando de ajuda. Sempre que pudermos fazer a diferença na vida daquela pessoa, podemos e devemos agir nesse sentido. Dessa forma vamos fomentando o nosso networking.”

Interesse comum
Contudo Rosana diz que é preciso buscar inicialmente pessoas com interesses em comum para estabelecer as suas redes. “Elas convergem mais, têm mais afinidades. É muito mais fácil você gerar networking com alguém que esteja ali no mesmo momento que você. Obviamente isso vai gerar mais possibilidades de assuntos, um repertório muito maior, mas isso não inviabiliza também buscar networking e relacionamentos com pessoas fora do nosso campo de interesses, porque isso faz com que ampliemos nossa percepção em relação a várias realidades”, analisa.

Boa comunicação
Para estabelecer uma boa rede, Rosana salienta a importância de se comunicar bem: “não só a comunicação que nós geramos, mas também a checagem se de fato o seu interlocutor entendeu a sua mensagem. Isso é comunicação e vai muito além do saber apenas verbalizar, mas também se fazer entender. Sua importância é muito grande em todos os aspectos da vida tanto pessoais como profissionais. Uma forma de você potencializar e ajudar sua comunicação a se tornar melhor é com a prática de leituras e da escrita, pois elas desenvolvem muito a nossa comunicação”, finaliza.

Rede fortalecida espiritualmente
Se você quer aumentar e fortalecer a sua rede de contatos, comece esse caminho com a direção do Espírito Santo. Milhares de pessoas estão fazendo isso participando do Novo Congresso para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras em todos os Templos da Universal. Não fique para trás, participe você também. Esse networking será fundamental para inspirá-lo nas decisões que você toma no seu dia a dia tanto se você quiser empreender como consolidar a sua carreira e a sua vida financeira.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: getty images / Arte: Eder Santos