Natanael: aquele que foi aprovado pelo Senhor Jesus por seu coração puro

Confira, por meio da Bíblia, como foi o encontro entre o Messias e esse discípulo, que também é retratado na novela Jesus, exibida pela Record TV

Imagem de capa - Natanael: aquele que foi aprovado pelo Senhor Jesus por seu coração puro

Filipe, que era da mesma cidade que Pedro e André, estava muito empolgado por ter encontrado o Messias – há muito os profetas de Israel prediziam que um dia Ele apareceria entre os judeus para salvá-los –, e logo contou a novidade para o amigo Natanael (também chamado Bartolomeu, seu sobrenome hebraico).

Leia também: 5 profetas que avisaram sobre o nascimento do Senhor Jesus

“Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na lei, e a Quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.” João 1.45

Mas Natanael duvidou de que o amigo estivesse certo sobre o Messias encontrado. Tanto que desdenhou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”

Havia um grande preconceito em Natanael – assim como em muitos judeus de sua época – contra a região de Nazaré, que era desprezada.

Filipe não ligou para a ironia na fala do amigo, simplesmente respondeu: “Vem e vê.” Felizmente, Natanael deixou o seu preconceito de lado e resolveu dar ouvidos a Filipe.

O encontro com o Deus-Filho

Quando chegaram ao local, o Senhor Jesus olhou para Natanael e disse: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” Com essa fala, Cristo quis dizer que Bartolomeu não era falso, enganador ou traidor. Ele era transparente, sincero e honesto. É com essa postura que devemos nos aproximar de Deus.

Então, ainda desconfiando do Messias, ele O questionou sobre como Ele o conhecia. Porém, Cristo devolveu com uma das respostas mais surpreendentes de Sua jornada na Terra: “Antes de Filipe te chamar, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira”. Isso mostra que o Altíssimo observa as nossas atitudes e conhece a nossa vida, por mais “oculto” que estejamos.

Assim, Bartolomeu ficou impressionado, porque o Senhor Jesus sabia o que tinha acontecido, mesmo sem estar de corpo presente quando Filipe o chamou. E logo reconheceu que o Senhor Jesus realmente era o Salvador que as Escrituras citavam. “Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!”

Entretanto, Cristo acrescentou: “Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Este relato pode ser encontrado no primeiro capítulo do livro de João.

Qual foi o contexto de Natanael?

Natanael era de Caná, onde o Senhor Jesus realizou o milagre de transformar a água em vinho. Assim como acontece com a maior parte dos apóstolos, as Escrituras falam pouco sobre ele.

Podemos perceber que, entre os discípulos, Filipe era o seu amigo mais próximo. Pois, logo que ele conheceu o Messias, decidiu contar a novidade para Natanael. É provável que os dois discípulos cresceram juntos, estudando a lei de Moisés e os profetas – conversando sobre o que aprendiam.

Um ponto que parece ser comum entre os onze homens (exclui-se o Iscariotes) que foram chamados pelo Senhor Jesus para o discipulado é que eles estavam muito interessados pelo surgimento do Messias. Era o Espírito Santo já os atraindo para perto do Senhor Jesus.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 21h30. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução