Natal: O verdadeiro significado

Você sabe de onde vem a tradição religiosa mais esperada do ano?

Imagem de capa - Natal: O verdadeiro significado

A imagem que abre essa matéria representa uma das tradições natalinas mais repetidas nos últimos séculos. Entretanto, para entender o verdadeiro significado que essa data representa, primeiro é necessário entender o que é celebrado em 25 de dezembro.

E não é o aniversário de Jesus. A Bíblia não cita a data de nascimento dEle, mas acredita-se que seja por volta de abril.

Vinte e cinco de dezembro é o aniversário de um deus, mas não do Deus cristão.

Entenda o verdadeiro significado:

Muitos cristãos, inocentemente, aderem a práticas religiosas sem ao menos se atentarem que, na realidade, repetem alguns dos mesmos atos e ‘rituais’ de culturas pagãs passadas. A comemoração do Natal e o ‘culto’ à sua árvore são exemplos de como muitos conseguem ser iludidos pela religião”, explicou o Bispo Edir Macedo, em postagem do blog.

  • Conforme ele conta, a comemoração de Natal começa em Noé. A maldição que ele lançou sobre seu filho, Cam, fez com que o amaldiçoado fosse assassinado por seu próprio filho, Ninrode. Ninrode matou Cam para casar com a própria mãe, Semíramis. Depois, Ninrode foi morto por seu tio, Sem.
  • Semíramis, sua mãe e esposa, espalhou a mentira de que ele não havia morrido, e sim que havia ido para o céu, pois ele se dizia deus – o deus sol. Semíramis engravidou e dizia ser um presente dos deuses, que era a reencarnação de Ninrode; mas, na verdade, era fruto de uma traição, pois seu marido e filho já estava morto. E nasceu Tamuz, no dia 25 de dezembro.
  • O culto a Tamuz nasceu com Semíramis e com as sacerdotisas guiadas por ela. Uma das tradições desse culto é cortar um pinheiro, levá-lo para casa e enfeitá-lo com ouro e prata. Sempre em 25 de dezembro, sinalizando o novo nascimento de Tamuz. Outro culto é a troca de presentes, realizado entre as sacerdotisas.

Espalhando o paganismo pelo mundo:

Essa tradição durou tempo o suficiente para ser absorvida por outros povos, como era de costume na época. Um povo que chegava a determinada região adquiria seus costumes. Um grupo de pessoas que viajava a outra região também levava seus costumes. Quando se encontravam, diversas culturas eram misturadas.

  • Assim, o culto que chegou à Pérsia também foi adquirido pelos gregos, pelos egípcios e até pelos romanos.
  • Todas essas culturas já celebravam o solstício de verão, que é o dia mais longo do ano. Essa celebração está em acreditar que determinado deus é responsável pela fertilidade da terra após o inverno.
  • Comemorando o solstício sempre por volta de 25 de dezembro, ficou fácil para essas culturas adotarem a data de Tamuz.

A responsabilidade da igreja:

O cristianismo crescia exponencialmente em Roma quando o imperador Constantino decidiu adotar a religião. Todavia, ele também precisava agradar às outras muitas religiões que haviam entre os romanos.

O que quase todos tinham em comum era a celebração à Tamuz, que em determinadas crenças variava de nome, um deles sendo Mitra.

  • “Tamuz e Semíramis passaram a se chamar Menino Jesus e Virgem Maria. Assim, o Natal continuou a ser comemorado como sendo o nascimento do menino Jesus, mas, na verdade, esse menino seria Tamuz, o deus pagão”, explicou o Bispo.

Isso aconteceu em 313 d.C. desde então, afirma-se que no natal é considerado uma das datas mais importantes de muitas religiões, sendo que o verdadeiro significado do Natal não tem nada de cristianismo em sua origem.

O sinônimo de Natal hoje é:

Aliás, o que vemos cada vez mais é que o Natal se tornou sinônimo de comércio e falsa felicidade. Muitas pessoas, nesta época, sofrem com o estresse dos compromissos e compras para as festividades e com a síndrome do fim de ano, que é a manifestação (ainda mais agravada) de casos de depressão, angústia e ansiedade.

No programa Entrelinhas, recentemente, Bispo Renato Cardoso e Bispo Adilson Silva falaram sobre a chamada “dezembrite”, que é um período muito triste que o fim de ano traz para muitas pessoas. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: iStock