Entrelinhas: Como vencer a chamada “dezembrite”, a síndrome do fim de ano

No programa que foi ao ar na noite de domingo (17), Bispo Renato Cardoso e Bispo Adilson Silva destacaram o assunto

Imagem de capa - Entrelinhas: Como vencer a chamada “dezembrite”, a síndrome do fim de ano

No programa Entrelinhas do dia 17 de dezembro, Bispo Renato Cardoso e Bispo Adilson Silva falaram sobre a chamada “dezembrite”, que é um período muito triste que o fim de ano traz para muitas pessoas.

O que os Bispos disseram:

  • “Esta época do ano traz para você um peso muito grande emocionalmente falando, um peso de ter que carregar todas as mágoas, todos os problemas mal resolvidos que enfrenta com a sua família. Uma época do ano que, naturalmente, nos chama para fazer um balanço da vida e, muitas vezes, chegamos à conclusão que neste balanço o saldo é negativo, especialmente, nas contas emocionais que cultivamos ao longo dos anos (…) Sabemos que há  muitas pessoas que pulariam esta época do ano, lá do dia 15 de dezembro para o segundo dia de janeiro, para não ter que passar por essas datas e ter que enfrentar essa situação constrangedora que encontra-se em casa (…) dezembro é o mês com maior índice de suicídio, depressão e as pessoas realmente têm dificuldade de lidar com essa época do ano”, pontuou o Bispo Renato.
  • “As pessoas falam muito sobre confraternização, união. Mas é um mês de alto índice de violência, inclusive de violência doméstica, o consumo de droga aumenta, de bebida alcoólica também, e, consequentemente, o número de acidentes nas estradas, de mortes. E também aumenta a depressão de quem já sofre com ela porque as pessoas se sentem obrigadas a sorrir e a comemorar, mas elas não têm um motivo para isso. Então, é um período do ano em que o depressivo fica ainda mais angustiado. Mas estamos aqui para mostrar que as pessoas não precisam se entregar como se isso fosse algo que não tem outra opção”, ressaltou o Bispo Adilson.

Em seguida, o Bispo Renato apresentou a convidada Margaret Veretennikoff que sofreu mais de 10 anos com depressão. Desde muito nova, ela conviveu com o problema e chegou a fazer tratamentos psicológico e psiquiátrico. A analista de RH contou como conseguiu vencer a depressão.

Clique na imagem abaixo e assista o programa na íntegra:

Participe da Vigília da Virada:

A síndrome do fim de ano é a manifestação (ainda mais agravada) de casos de depressão, angústia, estresse e ansiedade entre o fim de novembro e o último dia de dezembro – época de preparativos para as festividades do término do ano.

  • Só no Brasil, a ansiedade, por sua vez, já é uma condição que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta 9,3% da população.

Se você ou alguém que ama se encontra nesta situação, faço-lhe um convite. Assista:

Busque algo realmente novo, não deixe de participar da Vigília da Virada, que acontecerá dia 31/12, a partir das 22h, no Templo de Salomão – entrada e estacionamento totalmente gratuitos – e em todas as Igrejas UniversalNão perca!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock