“Não sei se ele realmente pensa em um futuro comigo”

Imagem de capa - “Não sei se ele realmente pensa em um futuro comigo”

Naira diz que namora um homem que já foi casado. Ele consome drogas e pede dinheiro emprestado para ela constantemente. Ela pergunta aos professores Renato e Cristiane Cardoso se deve continuar namorando com ele.

NAIRA – Namoro com um homem mais velho há um ano. Ele já foi casado e usa drogas. Às vezes, não tenho certeza se ele me ama. Não sei se ele realmente pensa em um futuro comigo, apesar dele ter sido sincero comigo desde o início. Brigo com ele por bobagens e ele se sente inseguro e eu também. Gosto muito dele, apesar dos defeitos. Atualmente, ele não me convida mais para sair, não me paga nada e me pede dinheiro. Fico muito ansiosa para receber telefonemas dele, mas ele desliga o celular.

CRISTIANE – Como você tolera tantas coisas? Além de você ter que ficar atrás dele, você paga tudo, lhe dá dinheiro e ele não liga. Ele demonstra que não quer se casar de novo e não mostra nenhum sinal que quer dar um passo à frente nesse relacionamento. Você está fazendo questão de ter um produto estragado, defeituoso.

RENATO – Não se case porque vocês serão como aqueles casais que nos pedem para consertarmos o casamento deles. Muitas vezes nem é uma questão de conserto, mas o fato de que você pode entrar em um relacionamento que nunca deveria ter acontecido.

CRISTIANE – Aliás, você não deveria estar em um relacionamento agora. Para você tolerar tudo isso é porque não se ama, tem baixa autoestima, não se valoriza e não está pronta para um relacionamento. Qualquer homem que sentir isso vai tirar vantagem da situação. Ele vai ter muito poder sobre você. Pode não lhe dar atenção, desprezá-la, tirar proveito, que é o que ele está fazendo ao lhe pedir dinheiro e não fazer nada por você. Ele faz isso porque você deixa e aceita qualquer coisa que ele lhe dê. Para entrar em um relacionamento você tem que estar bem, se amar e se valorizar.

RENATO – Você tem que estar bem segura de si. E não importa o quanto você goste dele, porque gostar não sustenta um relacionamento e muito menos um casamento. É preciso muito mais do que um sentimento de amor. É preciso fazer o que é certo e o que ele está fazendo não é certo. Se no namoro ele se comporta assim, será pior no casamento. Se o melhor lado dele é este que ele está lhe mostrando, o que você aguarda dele no futuro? Não é normal em um relacionamento vocês brigarem toda hora, ficarem se controlando ou serem inseguros a respeito um do outro. Isso tudo é sinal de que o namoro não é saudável e não reúne as condições para um casamento. O normal em um namoro é que haja esporadicamente um desentendimento ou outro e não frequentemente.

CRISTIANE – A única coisa boa que você falou é que ele foi sincero com você desde o começo e que lhe disse que usa drogas. Provavelmente, você se agarrou à sinceridade dele, que foi sincero sobre uma coisa horrível e que faz mal tanto para ele quanto para o relacionamento. Mas não é porque ele foi sincero que está desculpado e pode continuar usando drogas. Além disso, pelo jeito, você não precisou ser conquistada por ele. E, quando uma pessoa não precisa ser conquistada, não enxerga isso que você está falando. Você se entregou a ele a partir do dia que ele demonstrou interesse, que foi sincero. Eu sei que muitas pessoas gostam de usar esse argumento de que o parceiro falou uma coisa triste, algo que aconteceu ou que fez ou até uma dificuldade, por exemplo. No entanto, isso não poderia ser uma carta branca para continuar com a pessoa. A sinceridade não justifica os atos negativos dela, como usar drogas, trair, mentir, etc.

Quando a pessoa quer mudar e se esforça para isso é diferente, mas não se deve aceitar a sinceridade, neste caso, como algo positivo.

RENATO – Sinceridade por si só não é um bom sinal porque até o diabo pode ser sincero. A sinceridade não torna ninguém um anjo. Então, Naira, você precisa olhar outras coisas e também esses detalhes. Se ele ainda tem esse problema com as drogas, não fique com pena dele. Pense que o seu amor por ele não vai ajudá-lo a sair dessa enrascada. Tenha cuidado e fique em estado de alerta. Se o relacionamento é problemático, termine enquanto há tempo. Procure ver o que você precisa mudar em você também, afinal, você atraiu esse tipo de pessoa e talvez isso tenha acontecido por causa de sua carência afetiva.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images