Mulheres em Ação celebra o Dia Nacional da Mulher na África do Sul

Evento reuniu mais de 16 mil mulheres em todo o país e falou sobre valorização e a verdadeira beleza interior. Confira

Imagem de capa - Mulheres em Ação celebra o Dia Nacional da Mulher na África do Sul

Em 9 de agosto de 1956, um grupo de mulheres marchou em direção a Pretória, capital sede do poder executivo na África do Sul. Dessa maneira, elas expressaram a indignação contra as restrições impostas pelo Governo, durante o Apartheid. E que, à época, as privaram de liberdade e de direitos civis. Ao rememorar a data, anualmente, o país celebra o Dia Nacional da Mulher.

No início do mês, portanto, o grupo Mulheres em Ação (Woman in Action) realizou uma grande homenagem. Cerca de 16 mil mulheres participaram de encontros em sedes da Universal de toda a África do Sul.

O encontro principal, onde estavam presentes mais de 6 mil participantes, foi realizado em Johanesburgo, a maior cidade do país, com transmissão simultânea.

Há 11 anos, o grupo realiza eventos nessa data, o Dia Nacional da Mulher, levando uma mensagem motivadora e inspiradora para todas as mulheres. “Elas precisam acreditar na sua própria capacidade e saber que têm valor”, afirmou Márcia Pires, fundadora do grupo Mulheres em Ação, na África do Sul, e esposa do Bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho da Universal no país.

“A beleza interna é eterna”

Durante o encontro, ela abordou a verdadeira beleza interior e explicou sobre como explorar essa beleza que não é herdada, nem comprada.

“São poucas as mulheres que estão satisfeitas com sua aparência. Elas se esforçam para parecer diferente e se encaixar. Lutam com sua identidade e buscam soluções que podem ser compradas. Mas, assim não reconhecem a sua beleza interior e natural. As tendências da moda são passageiras e, embora a mulher possa alcançar a aparência visual desejada, quando as coisas mudam, ela não se sente mais bonita”, disse.

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”

Ao citar o Salmo 139:14, Márcia Pires exemplificou que David reconheceu que ele havia sido criado por Deus. “Nós também precisamos perceber que fomos criados à imagem de Deus e perfeitos, independentemente das normas sociais ou da cultura popular. Deus nos tornou únicos. Podemos superar nossas inseguranças e aceitar nossa beleza interna, que é eterna. Porque nosso valor está dentro de nós e não se reflete em nada externo.”

Encontrar o verdadeiro valor em si mesma

Márcia Pires ainda as encorajou a se manterem firmes contra a pressão da sociedade.

“Você pode encontrar o verdadeiro valor em si mesma ao entregar relacionamentos, medos, ressentimentos, falta de perdão, experiências dolorosas do passado. E, pedir ao Espírito Santo que preencha os espaços que você esvaziou. Quando você se recusa a comprometer o seu amor por Deus, seus princípios e seus valores, então descobre que tem poder e autoridade. E, que os outros a respeitarão por quem você é”, comentou.

Para saber mais

O evento também repercutiu além do encontro presencial. A jovem Rebecca Lesedi Louw, da cidade de Kimberley, comentou online o que aprendeu com o tema abordado: “Aprendi que precisamos nos amar e nos aceitar do jeito que somos. Podemos comprar tudo o que desejarmos ter, sapatos e roupas. Porém, se não nos sentirmos bonitas por dentro, nunca ficaremos satisfeitos com nossa aparência exterior…”

Ademais, a jovem Zama Mabuza, de Johanesburgo, falou sobre a maior lição que aprendeu com o encontro. “Meu valor não deve ser determinado pelos padrões deste mundo… Mas, sim, sobre quem Deus diz que eu sou. O Espírito dEle é tudo o que precisamos. Essa é a verdadeira beleza que nunca pode ser comprada, pois, não tem preço.”

Gostou do texto e quer saber mais sobre esse tema e também outros assuntos? Então, acompanhe, diariamente, as matérias publicadas no universal.org e mantenha-se informado sobre reuniões, ações e eventos dos projetos e grupos de voluntários da Universal.

Seja também um voluntário. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você.

 

(*) Com informações da Universal África do Sul

imagem do author
Colaborador

Michele Roza (*) / Fotos: Cedidas