Mulheres e o verdadeiro motivo para comemorar

“Feliz Dia da Mulher” foi a frase mais dita e ouvida, em todos os idiomas e dialetos, na última semana, por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No entanto as homenagens a este verdadeiro pilar da sociedade se estenderão ao longo de todo o mês. Diferentemente de outras datas comemorativas, essa não foi criada com fins comerciais. Nessa data, os holofotes são direcionados às mulheres, aos direitos que ainda são conclamados e às conquistas que merecem ser comemoradas.

Registros da história mencionam que a luta das mulheres por direitos sociais teve início, com maior afinco, no século 19. Ao longo dos anos, as mulheres se reuniram em diferentes datas e países para tornar públicas suas reivindicações até que, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU), motivada pela primeira Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada no México, definiu o dia 8 de março como a data oficial de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Apesar de as reivindicações femininas terem começado a ser atendidas pela sociedade recentemente, se fizermos uma viagem no tempo, veremos que o Próprio Deus sempre foi o primeiro a reconhecer a capacidade das mulheres e conceder a elas direitos que a sociedade teimava em negar, revelando, assim, o Seu inegável apreço por aquela que findou a criação e permitiu que mais uma vez Ele contemplasse que tudo o que tinha feito era muito bom.

Criadas para serem ajudadoras idôneas, as mulheres foram primordiais para a obtenção de inúmeras conquistas e mudanças. Na Bíblia vemos que Deus alterou a Lei dos israelitas para confirmar que as filhas de Zelofeade tinham o direito de herdar a herança de seu pai (Números 27.1-11). Ele concedeu sabedoria inigualável à mulher para edificar o lar e também para governar e garantir a vitória de Seu povo, como a juíza e profetisa Débora, que encorajou a Israel e não temia batalhar na linha de frente. Também escolheu a órfã Hadassa, conhecida como Ester, para ser rainha e com espiritualidade interceder pelos judeus diante do rei, permitindo que o povo escolhido lutasse por suas vidas apesar do decreto (Ester 8.5-16).

O Novo Testamento também cita várias mulheres que, mesmo em um tempo em que elas geralmente ficavam à sombra, a Luz do mundo destacou o valor de cada uma que cruzou o caminho do Senhor Jesus. Ele foi gerado no ventre de Maria que, como mãe, cuidou, ensinou e ainda O encorajou a iniciar Seu ministério e realizar o primeiro milagre (João 2.1-11).

A partir desse dia, Ele libertou mulheres oprimidas por espíritos malignos, como Maria Madalena; se revelou como Salvador de todos para a mulher de Samaria, que além de ser do povo inimigo ainda vivia uma vida indigna; curou as doentes, como a mulher que sofria com fluxo de sangue por 12 anos; perdoou a mulher adúltera e ainda a livrou de seus acusadores; restaurou a alegria de mães, ao ressuscitar seus filhos; Se permitiu ser tocado por uma pecadora; anunciou que o feito de Maria Betânia de ungir Seus pés com nardo seria lembrado para a Sua memória; e, durante todo o Seu ministério, ainda foi seguido de perto por várias mulheres que permaneceram com Ele até no momento da crucificação e foram as primeiras a anunciar a Sua ressurreição.

Essas são apenas algumas a elucidar que “a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada” (Provérbios 31.30) e que, em uma geração em que “lugar de mulher é onde ela quiser”, o maior reconhecimento não está em ser filha, esposa, mãe, profissional, empresária ou ter qualquer outro rótulo que a sociedade confere. A verdadeira conquista a comemorar é ser reconhecida como a auxiliadora que Deus a criou para ser, seja ajudando em casa, em um trabalho ou na Obra dEle, contando com o Auxiliador que Ele enviou ao mundo.

Que neste mês possamos não apenas reconhecer as conquistas das últimas décadas e listar os direitos que ainda precisam ser obtidos, mas, também, admitir e aceitar a evidente afeição que Deus tem para com a Sua obra-prima chamada mulher. E, seja qual for o sonho ou a petição, colocá-la diante do Criador deve ser o primeiro passo para que essa seja a próxima conquista a ser comemorada nessa data – assim como outrora Deus já fez com tantas mulheres ao longo da história.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty images