Muito mais que um passeio
O que o tour pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão proporciona vai além do conhecimento histórico. Saiba mais
No Templo de Salomão, na zona leste de São Paulo, em meio à correria tão peculiar na maior metrópole do Brasil, é possível desacelerar e fazer um passeio pelas páginas do livro mais lido no mundo: a Bíblia.
O tour bíblico é realizado desde a inauguração do Templo, em 2014. Ao longo desses mais de sete anos, cerca de 320 mil pessoas de diversas partes do mundo já fizeram o passeio, entre autoridades, celebridades e representantes de inúmeras religiões. Durante o tour, os participantes aprendem a respeito do Deus que ama todos os povos e Seu plano para a Humanidade. Fazer o passeio pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão proporciona não só conhecimento histórico, mas um avivamento espiritual.
O passeio começa pelo ambiente denominado Espaço Egípcio. Nele, estão peças e figurinos usados em novelas bíblicas que ajudam os visitantes a terem uma ideia de como era o Egito 3.500 anos atrás, quando os hebreus foram escravizados. Em seguida, os visitantes são conduzidos à réplica em tamanho original do Tabernáculo de Moisés, uma espécie de templo portátil que Deus ordenou que Moisés construísse no centro do acampamento dos hebreus no deserto – o que revelou o intuito do Criador de habitar no meio do seu povo. A visita a esse ambiente é repleta de significados, que estão presentes em réplicas das peças sagradas, tais como estão descritas na Bíblia. Não é à toa que esse é um dos momentos do tour que causa mais impacto nos participantes e quando eles mais interagem, como revela o sacerdote do Jardim Bíblico: “nesta etapa, as pessoas aprendem sobre os sacrifícios, o pecado e o arrependimento”, explica.
Peças exclusivas
A terceira etapa do passeio é realizada no Memorial de Jerusalém, onde todos assistem à exibição de uma animação sobre a história do povo hebreu e, em seguida, visitam uma exposição na parte central da cúpula situada no Cenáculo. No acervo são encontradas peças feitas em Israel e trazidas com exclusividade para o Memorial do Templo de Salomão. Há também peças arqueológicas, como uma pequena botija de azeite e um pequeno vaso que datam da época do primeiro templo construído por Salomão 832 anos antes de Cristo; uma Bíblia inglesa centenária King James Version, de 229 anos; e uma pedra que foi trazida do topo do Monte Sinai, onde Deus apareceu para Moisés.
O tour é finalizado no Jardim Bíblico, onde estão 12 oliveiras centenárias que remetem ao Jardim das Oliveiras original da Terra Santa.
O sacerdote ressalta “a necessidade de prestar atenção às explicações do sacerdote, a fim de aproveitar ao máximo o passeio guiado. Uma sugestão é trazer um bloco para tomar notas das informações que vai receber. Também é possível fazer perguntas aos sacerdotes”.
Presente espiritual
Visitar o Templo de Salomão era um sonho para a funcionária pública aposentada Eliana Maria de Almeida, (foto abaixo) de 66 anos, residente em Salvador, na Bahia. O sonho foi realizado por sua filha, que a presenteou com a viagem tão desejada. “Foi uma experiência maravilhosa. A viagem não foi planejada antecipadamente por mim, mas creio que Deus já havia planejado tudo”, conta.

Ela fez o passeio bíblico e destaca que a presença de Deus é perceptível em todo o lugar. “Precisamos de experiências como essa para nos renovarmos e permanecermos em santidade”, diz. Para quem ainda não fez o passeio bíblico, ela dá um conselho: “não deixe de fazer o tour, pois é uma experiência enriquecedora, uma linda viagem que nos permite voltar no tempo e aprender mais das histórias bíblicas. É uma grande bênção”.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo