Movimento leva campanha de conscientização contra abuso sexual a menores vulneráveis 

A cada hora são notificados três casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

Imagem de capa - Movimento leva campanha de conscientização contra abuso sexual a menores vulneráveis 

No Brasil, o mês de maio é conhecido como Maio Laranja, e representa um marco no enfrentamento e na prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Engajado na campanha, o Movimento Sócio Abrigo (MSA) — uma iniciativa do programa social Universal Socioeducativo — desenvolveu uma atividade de conscientização para os menores abrigados na Casa das Cores, localizada em Santo Antônio de Jesus (BA), no dia 16/5.

Atualmente, são notificados três casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no País a cada uma hora, de acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.

Utilizando-se de material lúdico e de uma roda de conversa, uma pedagoga levou, respectivamente, para as crianças e aos adolescentes abrigados na Casa das Cores a mensagem sobre a importância da autoproteção, com o objetivo de ensinar os limites do próprio corpo e do corpo do outro.

“Acompanhar as campanhas nacionais que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes são primordiais para o nosso trabalho”, explica Odevan Carmo dos Santos, responsável pelo programa social na Bahia. “Diante do alto índice de exploração sexual e abuso, não poderíamos ficar de fora da campanha.”

Naira Araújo, coordenadora da ‘Casa das Cores’, conta que a instituição de acolhimento abriga menores em situação de vulnerabilidade e violência. “Quero ressaltar a importância do Movimento Sócio Abrigo em nossa instituição, que realizou atividades diversas, abordando este tema, de maneira, didática e educacional, em uma linguagem específica para cada idade”, elogiou.

Criado em abril de 2019, o Movimento Sócio Abrigo é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, e visa  ajudar na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de acolhimento em todo o Brasil e em mais 10 países.

O MSA promove cursos, palestras, atividades esportivas, artísticas e culturais a fim de auxiliar no desenvolvimento saudável dos abrigados.

Mensalmente, 9,7 mil voluntários do programa social atendem 3,5 mil crianças e adolescentes.

imagem do author
Colaborador

UNIcom