Monte Sinai: o monte que os demais montes invejam

Entenda a importância desse Lugar Sagrado, de acordo com a Bíblia

Imagem de capa - Monte Sinai: o monte que os demais montes invejam

Certa vez, o rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo, compôs um salmo no qual ele exaltava o grande cuidado de Deus para com o Seu povo desde o Monte Sinai.

“Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para Sua habitação e o Senhor habitará nele eternamente.” Salmos 68:16

Em outras palavras, todos os demais montes da Terra invejam o Monte Sinai. Porque, foi ali que Deus desceu. É interessante notar que entre os lugares que estavam à disposição do Altíssimo, Ele escolheu o Sinai como Seu Altar natural, nos tempos bíblicos.

“Deus poderia ter falado com Moisés em qualquer lugar no Egito. Quando Moisés fugiu do Egito e foi para a terra de Midiã, justamente onde é a região do Sinai, Deus poderia ter falado com ele durante o percurso. Mas, não, Deus Se manifestou para Moisés no Sinai”, observou o Bispo Edir Macedo durante a programação “Entrelinhas”, realizada no dia 17 de novembro.

Um grande símbolo de Deus

Primeiramente, a impressionante aparência do Sinai estabelece uma bela metáfora sobre o poder manifestado no local. O  seu porte é grandioso: uma formação rochosa de granito com mais de 2 mil metros de altura. Uma materialização da grandeza do Altíssimo. Entretanto, a sua escalada não é fácil. Para chegar até a presença de Deus, a pessoa tem que se sacrificar.

Semelhantemente, o Sinai representa o saciar da sede de quem está aflito. Certa vez, o Altíssimo instruiu Moisés a tocar em uma rocha no Monte (também conhecido como Horebe). E dela fluíram águas para hidratar o povo hebreu (Êxodo 17:6). Nos dias de hoje, muitos estão como aquelas pessoas. Ou seja: cansados, castigados, abatidos e sedentos. Mas a água representa o Senhor que irá saciá-los.

Vale lembrar também que Elias recorreu ao Sinai quando a rainha Jezabel lhe ameaçou de morte. Depois de percorrer um longo trajeto, Elias falou com Deus neste Monte Santo. Ali, ele foi orientado sobre o que deveria ser feito (1 Reis 19). Desse modo, o Sinai também é um lugar de decisão para aqueles que manifestam a fé.

Sinai: um lugar de aliança com Deus

Quando buscamos a Palavra de Deus, compreendemos que o desejo do Senhor é fazer uma aliança com o Seu povo. E, por meio desse pacto, Ele deseja realizar grandes milagres.

“Então disse: Eis que Eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor.” Êxodo 34:10

Essa tem sido a fé da Fogueira Santa, que está ocorrendo em toda a Universal.

Preparação para a caminhada rumo ao Monte Sinai

Participe da jornada de fé rumo ao Sinai. Todas as noites, a partir das 23h30, Bispos e Pastores estarão direto do Templo de  Salomão, em São Paulo, fazendo a oração de concordância.

Você poderá acompanhar pela Rede Aleluia, pelo Univer Vídeo, pelo Canal 21, pelo canal CNT, pelo Facebook ou pela TV Universal (por meio do aplicativo).

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images