Modelo tatua os olhos e fica cega

O perigo de acompanhar a moda

Imagem de capa - Modelo tatua os olhos e fica cega

A foto que abre essa matéria é impressionante. E impressiona ainda mais saber que ter essa aparência foi opção de uma modelo de apenas 21 anos de idade. A polonesa Aleksandra Sadowska decidiu tatuar os olhos para se parecer com seu cantor favorito Popek (foto abaixo), que havia feito o mesmo.

tatuagem olhosInfelizmente, no caso de Aleksandra o estúdio de tatuagem não era confiável nem estava pronto para realizar tal procedimento. De acordo com os advogados da jovem, foi utilizada tinta para a pele, que não deve entrar em contato com os olhos.

O jornal local Polska explica que, imediatamente, a jovem percebeu que não poderia enxergar. O tatuador afirmou que era uma reação normal e temporária. Analgésicos eliminariam a dor e permitiriam que ela visse novamente. Mas isto não aconteceu.

“Tenho catarata e glaucoma”, contou Aleksandra ao jornal. “Perdi a visão no olho direito para sempre. Os médicos não conseguiram me fazer voltar a enxergar, mas conseguiram reduzir a dor e a pressão que sentia nos olhos.”

Passaram-se quatro anos desde que Aleksandra fez a tatuagem. E a cada dia o olho esquerdo também se mostra cada vez mais ineficiente. Parece ser apenas questão de tempo para que ela se torne completamente cega.

Tudo porque escolheu seguir o exemplo de um cantor.

Os riscos do modismo

Durante edição especial do programa Obreiros em Foco sobre tatuagens, o Bispo Domingos Siqueira explicou o perigo de se tatuar – ou fazer qualquer coisa – apenas para se parecer com outra pessoa.

“Você não deve seguir os pensamentos de ninguém. Você deve seguir a Palavra de Deus”, afirmou o Bispo. “Nem tudo está escrito na Palavra de Deus. Mas, aquilo que não está escrito, o Espírito Santo nos ensina. Ele nos mostra. Ele nos dá o entendimento. Nos mostra o que é do agrado de Deus e o que não é. Como nós devemos proceder”.

O Bispo explica que não é do agrado de Deus que o ser humano se deixe influenciar por modismos. Não é porque se tornou hábito beber demais na balada que todos devem fazer isso. Não é porque um cantor tatuou os olhos que os fãs devem seguir seu caminho.

“No mundo todo, você pode ver, os artistas, as pessoas famosas, exibem suas tatuagens”, relata o Bispo. “As pessoas seguem esse modismo e elas não têm o entendimento das coisas de Deus. Fazem aquilo porque é o que todo mundo está fazendo”.

Até para evitar que as pessoas se percam com esses modismos, Paulo deixou registrado um dos ensinamentos mais importantes da Bíblia:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6.12)

O Bispo explica que “quando Paulo fala que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm [é dizendo que] você tem que tomar muito cuidado para que não permita que o modismo tome lugar no seu coração. Não seja como aqueles que tentam se moldar aos costumes e hábitos desse mundo, às modas”.

O perigo de se deixar influenciar está em não refletir sobre as consequências dos atos. Aleksandra, por exemplo, não se preocupou com os riscos que uma tatuagem traz – como transmissão de doenças, inflamações, intoxicações, reações alérgicas e, no caso dos olhos, a cegueira.

Para aprender a se proteger de problemas como os de Aleksandra, assista ao programa Obreiros em Foco na íntegra no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Reprodução Instagram @anoxi_cime