Moçambique: dignidade chega às pessoas que trabalham no lixão

Voluntários da Universal promovem ação em lixeira de Maputo. Saiba mais

Imagem de capa - Moçambique: dignidade chega às pessoas que trabalham no lixão

Cerca de 150 voluntários de diversos grupos da Universal estiveram presentes, recentemente, em uma ação realizada pelo projeto Unisocial no lixão municipal do bairro Malhampsene, em Matola, capital da província de Maputo.

Durante a ação foram distribuídas refeições aos adultos e crianças que trabalham recolhendo recicláveis. Também foram entregues kits de higiene pessoal, com máscaras e sabão, itens fundamentais no combate à Covid-19.

Mais de 350 pessoas foram alcançadas durante as três horas de visita. A vereadora local Florência Muianga esteve presente para prestigiar o evento e fez questão de agradecer os membros pela iniciativa. Além dela, também participou da ação o diretor do Conselho Municipal da cidade, João Agostinho Mucavele, que falou a todos sobre a importância da conservação do meio ambiente e, em seguida, convidou os trabalhadores presentes para uma ação diferente: o plantio de diversas mudas de árvores. Ainda durante a ação, houve uma apresentação de canto, que levou alegria a essas pessoas que estão diariamente na lixeira para buscar sustento para suas famílias e que, muitas vezes, se sentem esquecidas. Os presentes foram também beneficiados com uma oração em favor de suas vidas.

Eles são essenciais
Para o Pastor Obadias Chivite, responsável pelo grupo Evangelização em Moçambique, o objetivo da iniciativa foi ganhar almas e levar esperança, fazendo com que cada pessoa percebesse o valor de seu trabalho: “muitas vezes, elas acham que o trabalho delas não tem importância, mas a reciclagem e a conservação do meio ambiente são trabalhos dignos como qualquer outro. Por isso, levamos a elas essa motivação”.

Para saber mais sobre essa e outras ações realizadas pela Universal em Moçambique acesse universal.org.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedida